Sobre o Moodle

Jump to: navigation, search

Moodle é um pacote de software para a produção de cursos e web sites em internet. É um projeto de desenvolvimento contínuo concebido para apoiar a Filosofia do Moodle, dentro de um quadro construcionista social de educação.

Moodle é fornecido gratuitamente como software Open Source (sob a GNU Public License). Basicamente, isto significa que o Moodle é protegido por direito autoral, mas oferece outras permissões. Você está autorizado a copiar, modificar e usar Moodle desde que concorde com: 'fornecer o código-fonte para outros; não modificar ou remover a licença original e os direitos autorais', e 'aplicar esta mesma licença para qualquer trabalho derivativo '. Leia a Licença do Moodle para obter todos os detalhes e entre em contato com o autor diretamente, se tiver alguma dúvida.

Moodle pode ser instalado em qualquer computador que possa executar PHP e possa comportar uma base de dados de tipo SQL (por exemplo MySQL). Ele pode ser executado em sistemas operacionais Windows e MAC e muitas distribuições do Linux (por exemplo RedHat ou Debian GNU ). Há muitos Parceiros Moodle habilitados para ajudá-lo, mesmo para hospedar seu site Moodle.

A palavra Moodle é originalmente um acrônimo para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Orientado a Objeto), útil principalmente para programadores e profissionais da educação. É também um verbo que descreve o processo de se passar por algo tranquilamente, fazendo as coisas quando surgir oportunidade, uma divertida atividade manual que pode nos levar a ter insights criativos. Como tal, aplica-se tanto ao modo como o Moodle foi desenvolvido, quanto ao modo como um estudante ou professor pode abordar o estudo ou o ensino em um curso on-line. Quem usa Moodle é um Moodler (Moodleiro).

Venha para a comunidade do Moodle!