FAQ Backup

Jump to: navigation, search
Cópias de segurança do sítio
É recomendado fazer cópias de segurança do sítio, como explica-se em Atualização de Moodle, para que se possam salvar todos os dados de forma mais confiável e com o menor tempo de recuperação.
Cópias de segurança do curso
As cópias de segurança de um curso, configuradas na página de configuração do backup, são mais caras em termos de tempo e de uso da CPU. Ademais, o tempo necessário para restaurar o sítio a seu estado original é também maior. As cópias de segurança de cursos são úteis para obter uma cópia "fresca" de cursos que vão ser reutilizados o distribuídos de forma individual, mas não deveriam se utilizar como sistema principal de cópia de segurança de um sítio (caso o hosting não permita fazer cópias completas do sítio) Para fazer cópias de seguranças programadas, deverá configurar o CRON para executar periódicamente. Por favor, consulte as instruções sobre o cron.

Como faço uma cópia de segurança de todo meu sítio Moodle?

Existem dois elementos que precisam ser copiados: a base de dados e os arquivos subidos ao servidor. Os scripts de Moodle são menos importantes, já que sempre poderá baixar uma cópia recente se você a necesitasse.

Há muitas formas de levar a cabo essas cópias de segurança. Tem aqui um pequeno script que pode se executar em Unix para realizar uma cópia da base de dados (é boa idéia executar este script mediante um cron progamado):

cd /my/backup/directory
mv moodle-database.sql.gz moodle-database-old.sql.gz
mysqldump -h example.com -u myusername --password=mypassword -C -Q -e -a mydatabasename > moodle-database.sql
gzip moodle-database.sql

Em relação aos arquivos pode usar rsync de forma regular para copiar a outro servidor unicamente os archivos que tenham tido mudanças:

rsync -auvtz --delete -e ssh mysshusername@example.com:/my/server/directory /my/backup/directory/

Codificação de caracteres

Quando realizem cópias da base de dados completa de um sítio Moodle, os administradores devem ter cuidado e vigiar que não se produçam problemas com a codificação de caracteres. Em alguns casos, as cópias de segurança geradas com mysqldump ou com phpmyadmin pode que não codifiquem corretamente todos os dados, dando como resultado a inclusão de caracteres falsos. Um solução é usar mySQL Administrator 1.1 ou outra ferramienta que forçe uma codificação dos datos UTF-8.

Como restauro uma cópia de todo o mey sítio Moodle?

Se você tem seguido as instrucções de acima e criado a backup do sítio moodle, é provável que necesite saber como restaurar a cópia do sítio. Aqui tem um conjunto de procedimentos básicos que constituem o processo de restauração.

1. Renome a pasta original dos dados de moodle a alguma coisa diferente (assim tem uma cópia) e copie a backup dessa pasta em seu lugar.

2. Renome a pasta original de moodle a alguma coisa diferente (assim tem uma cópia) e copie a pasta de moodle salvada, ou uma recente pasta de moodle descarregada em seu lugar.

3. Se está executando mysql, a backup da base de dados deveria ser um arquivo .sql, .gz ou .tar.gz. Se é .tar.gz or .gz necesitará transformá-lo num arquivo sql.

tar -xzvf moodlesqlfile.tar.gz

4. Se está executando mysql, importe o arquivo de regresso a uma nova base de dados dentro do servidor mysql. Tenha cuidado aqui, algumas cópias de segurança tentam importar à mesma base de dados de trabalho onde moodle está conectado. Esto produze problemas na base dados que danham a instalação de moodle. O melhor é fazer uma nova base de datos, restaurar a base de dados salvada, e trocar o arquivo de moodle config.php para conectá-lo a esta nova base de dados (assim seguirá tendo a base de dados original).


Uma vez que tenha criada a nova base de dados:

mysql -p new_database < moodlesqlfile.sql

Que dados estão armazenados na backups de cursos?

Ao selecionar todas as opções quando se configura a backup, você pode incluir quase toda a data no curso. Entretanto, deveria estar consciente do fato de que algumas coisas não são salvadas:

  • As provas são salvadas se pelo menos uma pergunta de sua categoria tem sido adicionada à prova.
  • As escalas são salvadas se são usadas pelo menos por uma atividade.

Erro: Um erro ocorrido quando se elimina um backup antigo

Esta parte da backup (o restauração) tenta eliminar info antiga, usada em execucões prévias, fazendo as seguintes tarefas:

  • Elimine registros antigos da tabela "backup_ids": Confira se a tabela existe, conserte-a e tente outra vez.
  • Elimine os registros antigos da tabela "backup_files": Confira se a tabela existe, conserte-a e tente outra vez.
  • Elimine arquivos antigos de "moodledata/temp/backup": Elimine a pasta completamente e tente outra vez.

Há várias maneiras de consertar tabelas, incluindo com MySQL Admin.

XML error: not well-formed (invalid token) at line YYYY

Este problema pode aparecer durante o processo de restauração. É produzido quando o XML parser detecta algum erro no arquivo de backup e prevem a execução correta. Usualmente, é causado por algum caracter ilegal adicionado no curso original por causa de alguma operação de copiar/colar de texto no qual aparecem (caracteres de control, ou seqüências inválidas...).

O melhor método para tratar este tema é:

  • Descomprima o arquivo de backup com falha numa pasta vazía.
  • Abra o arquivo moodle.xml com Firefox. Mostrará onde (o caracter exacto) o problema está acontecendo.
  • Edite o arquivo moodle.xml com algum editor compatível com UTF8 e elimine tais caracteres. Salve as mundanças.
  • Teste o arquivo moodle.xml outra vez com Firefox até que não se apresente o erro.
  • Comprima tudo novamente (todo o conteúdo da pasta, inclusive a pasta mesma).
  • Restaure o curso. Deveria funcionar agora.
  • A restauração ainda não funciona? Veja o seguinte paragráfo.

Também, se é possível, é recomendado salvar todos aqueles problemas encontrados no curso original desde Moodle. Uma vez seja "consertado" aí, os problemas não se apresentarão quando creie novos arquivos de backup.

O erro XML ainda presente: Como limpar o arquivo xml com problemas

Em alguns casos os arquivos de backup XML podem conter caracteres causando que o processo de restauração seja cancelado. Em estes casos pode tentar o seguinte:

  • Descomprima o arquivo de backup de Moodle numa pasta vazía. Moodle criará as pastas do arquivo do curso assim como o arquivo moodle.xml. Por favor, descomprima usando a feature unzip de Moodle.
  • Renome o arquivo moodle.xml por moodle-unclean.xml.
  • Se não tiver acesso à linha de comandos de seu servidor Moodle, usando a feature zip de Moodle, então só descomprima o arquivo moodle-unclean.xml, descarregue o arquivo zip localmente e descomprima. É importante baixar o arquivo xml em formato zip para evitar codificação de carecteres não desejados ao transferir entre diferentes sistemas operacionais.
  • Mova a aplicação descarregada Atlassian XML Cleaner Utility na mesma pasta do arquivo moodle-unclean.xml.
  • Execute o seguinte comando desde a linha de comando:
java -jar atlassian-xml-cleaner-0.1.jar moodle-unclean.xml > moodle.xml
  • Se executa a utilidade no seu computador local, comprima o recente arquivo moodle.xml (e com sorte vazío), e tem que subí-lo na mesma localização desde onde foi descarregado o arquivo moodle-unclean.xml. Uma vez descarregado, pode descomprimí-lo usando a feature unzip de Moodle.
  • Comprima tudo outra vez (todo o conteúdo da pasta, incluindo a pasta mesma!).
  • Restaure o curso. Deveria agora funcionar.

Alguns de teus cursos não foram salvados!!

Existem três causas possíveis para este problem:

1. Erro - Isto ocorre quando o procedimento de backup encontrou um erro, e portanto não termina o backup de um curso particular. Estes são erros "contralados", entretanto o backup programado segue com o próximo curso.

2. Não finalizado - Isto acontece quando o procedimento de backup termina sem sucesso sem conhecer qual foi a causa. O cron na seguinte execução determina que a última execução estava errada, e segue omitindo o curso com problemas.Uma solução provável seria subir o limite de PHP/Apache em tua instalação (memória, tempo de execução...). Se revisa os logs das tabelas poderá ver se o "crash" ocorre em intervalos exactos de tempo (usualmente um problema com a variável de php max_execution_time), ou se há algum ponto exacto no qual todos os cursos estejam falhando (geralmente librarias zip internas, tente mudar em seu lugar executáveis externos)

3. Omitidos - Isto acontece quando um curso não está disponível aos estudantes e não tem tido mudanças no último mês (31 dias). Esta não é um situação de erro - é uma característica útil para sítios com muitos cursos antigos não disponíveis, permitindo economizar tempo.

Restaurar backups prévios a 1.6 non-ISO-8859-1 a Moodle 1.6 - Unicode

Qualquer arquivo de backup cujo conteúdo não seja 100% ISO-8859-1 terá problema para se restaurar a Moodle 1.6 (e superiores) executando-se sob Unicode. Em lugar disso, por favor tente o seguinte:

  1. Faça uma instalação nova de Moodle 1.5.x (a última versão disponível)
  2. Restaure todos os cursos (Eles deveriam funcionar se estavam funcionando originalmente)
  3. Atualize o sítio a Moodle 1.6 e execute o script de migração UTF-8.
  4. Copie os cursos novamente

Isto produzirá um novo grup de arquivos de backup que serã 100% UTF-8 e que poderá usá-los com Moodle 1.6 sem problema nenhum.

Por que são omitidos alguns cursos?

A partir de 1.6, os backups de cursos automaticamente omitem os cursos que não estão disponíveis aos estudantes E que não tem sido mudados no último mês.

Veja também

Vínculos externos