Banco de questões

From MoodleDocs

Template:Questões Esta funcionalidade permite a um professor criar, pré-visualizar e editar questões em um banco de dados de categorias de questões. As categorias podem ser limitadas ao uso em todo o site, ao uso em todo o site, apenas em determinado cursoas em determinado curso o em determinado curso ouem determinado curso ou questionário. As questões de uma categoria podem ser adicionadas a um questionário ou a uma lição por meio de exportação. O professor/autor entra no banco de questões ao criar ou editar uma atividade de questionário ou através do bloco de Administração perguntas.png

A página original do Banco de Questões possui abas que lhe permitem (como professor/autor) editar questões, categorias, importar questões e exportar questões.

questoes abas.png

Selecionar uma categoria

As questões são organizadas em categorias. Inicialmente cada curso tem apenas uma chamada "Predefinidas". É de boa prática criar mais categorias para organizar suas questões. Isto não apenas deixa mais fácil localizar as questões, mas faz o uso de questões aleatórias e de associação mais fácil (o uso). Você pode criar uma hierarquia de categorias pois pode criar subcategorias dentro de outras principais. Para adicionar ou alterar categorias clique na aba "Categorias".

A tela de edição de categorias mostra as questões da que estiver selecionada. Você escolhe esta categoria do menu drop-down Categoria:. Marcando a caixa de seleção abaixo você escolhe se mostra ou não as questões de todas as subcategorias.

As categorias são compartilhadas por contextos desde o Moodle 1.9

Template:Moodle 1.9Desde a versão 1.9 há categorias de questões separadas em cada diferente 'contexto' no qual as questões são compartilhadas. Os contextos disponíveis para você dependem se o usuário acessa um banco de questões a partir de uma atividade ou de um curso e dependem também das permissões concedidas ao usuário que acessa as questões. Veja Contextos das questões para mais informação sobre contextos.

Criar nova pergunta

  1. Clique na aba Perguntas para acessar a página do Banco de Questões, se já não estiver lá.
  2. Do menu Categoria, selecione uma categoria na qual você quer incluir a pergunta/questão.
  3. A página vai mudar para mostrar as questões naquela categoria selecionada.
  4. Selecione o tipo de questão que deseja criar do menu Criar Nova Pergunta.
  5. Preencha o formulário com as informações da pergunta que está criando. Cada tipo de questão tem suas próprias características e opções.
  6. Clique no botão Salvar Mudanças ao final da página.

Visualização Prévia, Modificar, Apagar e Mover

A primeira coluna na lista de questões contém um número de ícones e uma caixa de seleção.

Clicando no ícone de Visualização Prévia abrirá uma janela onde você poderá testar a questão. O ícone de Modificar permite que você edite a questão usando o mesmo formulário usado para criá-la. O ícone Apagar elimina a questão, desde que não esteja em uso em alguma outra atividade. A caixa de seleção permite que o usuário selecione um conjunto determinado de questões para então movê-las para outra categoria usando os controles abaixo da lista de questões.

Template:Moodle 1.9A partir do Moodle versão 1.9 o ícone de mover permite que seja movida uma questão de cada vez.

Dicas e Macetes

  • Coloque a resposta no nome da questão para que você possa rapidamente ver as respostas quando os estudantes estão pedindo respostas. Isto é muito útil quando é preciso lidar com uma quantidade muito grande de questões! (Não discutido ainda para visualização por categoria ou resposta de questão em uma lista de questões).
  • Exportar questões no formato GIFT ou Moodle XML, e então importá-las para uma Lição. (Futuras versões do Moodle farão o Banco de Questões aparecer para os Questionários e as Lições)
  • Lembre-se que enquanto alguns dos mesmos tipos de questões/perguntas podem ser encontrados nos módulos de Questionário e Lição, eles pdem ser muito diferentes. Os pesos e avaliações de cada resposta do estudante são mais completos no Questionário. Por outro lado, cada questão de lição também tem navegação(em inglês) associada a estrutura de lição.
  • Use o formato GIFT ou outros para imprimir questões e respostas de uma categoria. O uso cuidadoso e direcionado de macros de um processador de texto, pode formatar um arquivo GIFT para impressão.
  • O título da questão é útil para separar e tomar notas. Por exemplo "ZZ remover 2010-3 Por que o Moodler atravessou", deixará esta questão aparecendo no fim da lista. Ou onde você quer que as questões de uma mesma categoria apareçam em uma ordem específica, use letras ou números, sabendo que começa por AA, AB depois.
  • Copie e cole de um arquivo PDF para o texto da questão. Reduz a quantidade de código "extra" que o Word, BROffice e outros programas adicionam.

Veja também

Para maiores informações sobre compartilhamento de questões em versões do Moodle anteriores a 1.9 veja (em inglês):

Para informações sobre mudanças no Banco de Questões a partir do Moodle 1.9 ver (em inglês):