Documentação para administradores: Difference between revisions

From MoodleDocs
No edit summary
Line 19: Line 19:


Para ativar a notação LaTeX num servidor MacOS 10.4: [[Notação TeX em MacOS X 10.4]]
Para ativar a notação LaTeX num servidor MacOS 10.4: [[Notação TeX em MacOS X 10.4]]
== Administração de usuários==
== Organização da plataforma ==
Existem vários cenários possíveis para organização da plataforma, dependendo do contexto de uso, número de usuários iniciais e escalabilidade prevista. Sugerem-se aqui vários cenários de organização de categorias e páginas para escolas, universidades e centros de formação.
=== Escolas ===
Informatic Housa
=== Universidades ===
=== Centros de formação ===
== A 1.ª página ==
Curso de Educação Ambiental


== Qualidade ==
== Qualidade ==

Revision as of 22:25, 7 October 2010

Esta página reune uma lista de tópicos úteis para administradores do sistema.

Instalação

O Moodle é bastante fácil de instalar. Experimente!

Atualização

Configuração

Para ativar a notação LaTeX num servidor MacOS 10.4: Notação TeX em MacOS X 10.4

Qualidade

Desempenho

O Moodle foi desenvolvido para ser executado com alto desempenho desde o baixo nível de uso até escalas de milhões de usuários. Os fatores envolvidos no desempenho são basicamente os mesmos para todo sistema baseado em PHP e banco de dados. Quando tentamos otimizar seu servidor, tentamos focar em fatores que farão muita diferença para seus usuários. Por exemplo, se você tiver relativamente mais usuários utilizando a web do que acessando do banco de dados, deverá melhorar o desempenho do servidor de web.

Realize uma pesquisa básica

Antes de tentar alguma otimização, você deve fazer uma pesquisa básica dos componentes do sistema que está tentando melhorar. Para Linux tente LBS (http://lbs.sourceforge.net) e para Windows use o monitor de desempenho. Uma vez que você tenha dados quantitativos sobre como seu sistema está sendo executado atualmente, você poderá determinar se suas mudanças tiveram um impacto real.

O objetivo dos ajustes para melhorar o desempenho é utilizar a memória RAM e reduzir as atividades do disco. Isso é especialmente importante para eliminar ao máximo o uso do arquivo de swap.

A ordem de preferência da otimização é: armazenamento primário (aumentar a memória RAM), armazenamento secundário (aumentar o HD) e processador (melhor e mais rápido).

Configurações de hardware

Nota: A mudança mais rápida e mais eficaz que você pode fazer para melhorar o desempenho, é aumentar a quantidade de memória RAM do seu servidor de web – comece com a maior possível (exemplo: 4 GB). Aumentando a memória RAM reduzirá a necessidade de processos no disco e tornará possível que seu servidor mantenha vários usuários.

  • Melhorar o desempenho é obter a melhor capacidade de processamento possível, exemplo: Processador Dual Core. Uma BIOS moderna permitirá que você habilite hyperthreading, mas verifique se isso fará uma diferença ao desempenho total dos processadores, usando uma ferramenta de pesquisa da CPU (http://en.wikipedia.org/wiki/Super_PI).
  • Se você tiver recursos, utilize o HD SCSI ao invés de SATA. O SATA aumentará a utilização do CPU, uma vez que o SCSI tem seus próprios processadores integrados e são utilizados quando se tem múltiplos processamentos. Se você só possuir um SATA, verifique se sua placa-mãe e seus drivers suportam NCQ (Native Command Queuing).
  • Compre o HD com baixo tempo de busca. Isso melhorará a velocidade total do seu sistema, especialmente para acessar os relatórios do Moodle.
  • Configure corretamente o tamanho arquivo de swap. O conselho geral é configurá-lo para 4 vezes do tamanho da memória RAM.
  • Use um sistema de disco RAID. Embora existam muitas configurações diferentes para o RAID, você pode criá-lo, seguindo os passos:
  • Instale um controlador de hardware RAID (se você puder);
  • O sistema operacional e a partição de swap deverão estar em um conjunto de discos configurado com RAID-1;
  • O servidor de web e de banco de dados do Moodle em outro conjunto de discos configurando com RAID-5.
  • Utilize na sua rede Ethernet a velocidade de 1 GB para melhorar a transferência de pacotes na rede. Isso é especialmente importante quando se tem o servidor de web e de banco de dados separados em diferentes máquinas.
  • Verifique as configurações da placa de rede. Você pode melhorar o desempenho aumentado o uso de buffers e dos descritores de transmissão/recepção (balance isso com a sobrecarga do processador e da memória) e desligando o cálculo do checksum do TCP na placa de rede e não no SO.