Atualização de versão do Moodle

Jump to: navigation, search

Para atualizar a versão do Moodle, você deverá seguir as etapas abaixo:

Antes, verifique os requisitos do sistema

Gaste algum tempo relendo o Guia de Instalação. Verifique os requisitos de sistema para a versão que você está atualizando em Administração > Servidor > Ambiente.

Backup de dados importantes

Embora não seja estritamente necessário, é sempre uma boa idéia fazer um backup de qualquer sistema de produção antes de uma grande atualização, apenas para o caso de você precisar voltar para a versão mais antiga, por algum motivo. De fato, é uma boa idéia para automatizar o seu servidor de backup de seu Moodle diariamente, de modo que você pode saltar este passo.

Há três áreas que precisam que seja feito backup:

1. O diretório dos códigos do Moodle

Faça uma cópia da pasta que contem os arquivos dos códigos do Moodle atual antes de inicial a atualização, de modo que você possa recuperar seu config.php e quaisquer recursos que você tenha adicionado ao sistema, como temas, recursos, linguagens etc.

2. Seu diretório de dados (moodledata)

Você também deve fazer o backup da pasta 'moodledata' (esse é o local onde são carregados os arquivos dos recursos e dos estudantes), por isso, é muito importante ter um backup desta pasta. Ocasionalmente, as atualizações podem mover ou renomear diretórios dentro do seu diretório de dados.

3. Seu banco de dados

Geralmente a atualização do Moodle irá alterar as tabelas da base, adicionando ou alterando os campos pertinentes, contudo, é recomendável realizar o backup previamente. Cada base de dados tem formas diferentes de backup. Uma forma de se fazer o backup em um banco de dados MySQL é simplesmente enviar o arquivo único SQL para a 'lixeira'. O exemplo a seguir mostra os comandos Unix fazer o backup de um banco de dados chamado "moodle":

mysqldump -u username -p -C -Q -e -a moodle > moodle-backup-2007-04-01.sql

Substitua seu banco de dados para uma conta usuário. A flag -p lhe pedirá configurar uma senha para um usuário especificado por -u.

Se seu banco de dados estiver hospedado em um servidor diferente do que esteja executando o comando de backup (normalmente no servidor web), você deve especificá-lo com a opção -h no mysqldump:

mysqldump -u username -p -h databasehost -C -Q -e -a moodle > moodle-backup-2007-04-01.sql 

Você também pode usar o recurso de "Exportar", esta função opcional geralmente existe na ferramenta de administração de banco de dados "MySQL Admin". Esta interface de administração pode baixada em http://download.moodle.org/modules/integrations.php. Trata-se de uma integração do PHPMyAdmin com o sistema de administração do Moodle.

Instalando o novo Moodle

Usando um arquivo baixado

Não sobrescreva uma instalação antiga, a menos que você saiba o que está fazendo... Às vezes arquivos antigos podem causar problemas em novas instalações. A melhor maneira é renomear o diretório atual do Moodle para qualquer coisa diferente e, em seguida, descompactar os arquivos do novo Moodle no local antigo.

mv moodle moodle.backup
tar xvzf moodle-1.1.tgz

Em seguida, copie todas as informações de seu arquivo config.php para as telas de configuração da nova versão (depois de acessar o endereço de instalação: ../admin/). Depois, copie todos os blocos, módulos e temas que já existiam na versão antiga, bem como o seu arquivo .Htaccess (caso tenha criado um):

cp moodle.backup/config.php moodle
cp -pr moodle.backup/theme/mytheme moodle/theme/mytheme

Usando CVS

Você pode usar o CVS para atualizar seu Moodle.

Primeiro, você precisa fazer uma checagem de seu CVS (vazio) com relação ao diretorio raiz (root) do Moodle.

Até 25 de Abril 2007, nós só tínhamos um servidor disponível para CVS anônimo (moodle.cvs.sourceforge.net). Infelizmente, este servidor agora está desativado. Mas você pode usar qualquer um dos CVS Mirror servidores. Basta substituir moodle.cvs.sourceforge.net nas instruções abaixo pelo nome do servidor espelho que você escolheu!.

Para servidores Linux

Para fazer uma checagem do CVS do Moodle, primeiro você tem que fazer logon no servidor CVS do Moodle.

 cvs -d:pserver:anonymous@moodle.cvs.sourceforge.net:/cvsroot/moodle login
 No password for anonymous, so just hit the Enter button.

Vá ao diretório onde você deseja que o diretório raiz do Moodle seja instalado, usando o seguinte comando:

 cvs -z3 -d:pserver:anonymous@moodle.cvs.sourceforge.net:/cvsroot/moodle co -r MOODLE_18_STABLE moodle 
 (where MOODLE_18_STABLE is the desired version)

Para atualizar o Moodle, basta ir para o diretório raiz do Moodle e comutar para os novos arquivos:

 cvs update -dP

To update to a new version type in the following and change 18 to whatever newest version upgrade number is

 cvs -Q update -dP -r MOODLE_18_STABLE

Certifique-se de usar o parâmetro "d" para criar novos diretórios quando necessário, e o parâmetro "P" para diretórios vazios.

Para servidores Windows

Você pode usar o Tortoise CVS para fazer a verificação inicial e as atualizações.

Se tiver editando os arquivos do Moodle, veja com atenção as mensagens de possíveis conflitos. Todos os seus temas personalizado e módulos não-padrão serão intocados.

Não se esqueça de visitar a página de administração após ter concluído o processo de atualização pelo CVS.

Finalizando a atualização

O último passo é acionar o processo de atualização dentro do Moodle, fazendo o primeiro acesso ao sistema.

Para isso basta visitar a página do seu administrador de instalação, por exemplo, http://seuendereco.com/moodle/admin

Não importa se você está registrado como administrador ou não. Se você está atualizando a partir de versões mais antigas você, não seria capaz mesmo de logar antes de executar as atualizações.

Moodle detecta automaticamente a nova versão e executar todas as atualizações de dados ou arquivos que forem necessárias. Se houver qualquer coisa que o sistema não consiga fazer (o que é muito raro), em seguida, você verá as mensagens dizendo o que você precisa fazer para cada erro.

Supondo que tudo corra bem (sem mensagens de erro), então você pode começar a utilizar a sua nova versão do Moodle, divertindo-se com os novos recursos!

Observe que, se você estiver executando o Moodle em larga escala (por exemplo, com mais de 10.000 cursos e 40.000 usuários), certifique-se de que você fez o seu próprio teste de perfil de desempenho antes de atualizar o Moodle, como ainda existem poucas pendentes a serem resolvidas sobre desempenho do Moodle para instalações de grande escala.