Regras dinâmicas

From MoodleDocs

workplacelogo.png Esta funcionalidade é parte do Moodle Workplace, que está disponível através dos Moodle Partners.

Visão geral

O recurso de regras dinâmicas permite que você crie regras “se este então aquilo” com base em uma ou mais condições para executar as ações selecionadas. Cada plug-in implementa suas próprias condições e ações a serem utilizadas em qualquer regra dinâmica. Outros recursos do local de trabalho usam regras dinâmicas para automatizar algumas de suas ações, como emitir emblemas ou certificados, ou a concessão de competências.

Criando regras dinâmicas

As regras dinâmicas podem ser acessadas no inicializador do Workplace.

Podemos criar uma nova regra clicando no botão "Nova regra" e dando um nome à regra.

A opção “Limites de ação da regra” define o número máximo de vezes que as ações devem ser aplicadas. Assim que os usuários cumprirem a regra #condições, as #ações serão aplicadas a eles. Essas ações não se aplicarão novamente se os usuários continuarem atendendo às condições. No entanto, se um usuário parar de corresponder e, em seguida, corresponder novamente, as ações podem ser aplicadas novamente.

File:wp-dr-new-rule.png

Limitando o número de regras dinâmicas

Um administrador do site pode restringir o número de regras dinâmicas que podem ser criadas por site / tenant adicionando as seguintes linhas ao configuração do site (observe que as regras arquivadas também são contadas para o limite, e as regras criadas automaticamente por outros plugins não são contados para o limite):

$CFG->tool_dynamicrule_limitsenabled = true; $CFG->tool_dynamicrule_sitelimit = <VALUE>; $CFG->tool_dynamicrule_tenantlimit = <VALUE>;

Omitir essa configuração ou definir o valor tool_dynamicrule_limitsenabled como false indica que nenhum limite deve ser aplicado ao número de regras dinâmicas que podem ser criadas. Observe que o limite do tenant não pode exceder o limite do site. Definir valores como 0 desabilitará efetivamente a criação de regras.

Condições

Na guia de condições, encontraremos uma lista de condições predefinidas para cada entidade que podem ser avaliadas para acionar algumas ações. Apenas as condições que o usuário atual tem a capacidade de adicionar são listadas. Algumas condições podem ser listadas, mas não disponíveis, se nenhuma entidade associada a ela existir no sistema (por exemplo, a condição "Curso concluído" só pode ser adicionada se houver pelo menos um curso em que o usuário tenha direitos de ver os usuários). Cada condição tem suas próprias propriedades editáveis. Depois de configurados corretamente, clicamos em “Salvar alterações”.

Sempre podemos voltar mais tarde e alterar essas configurações usando os botões "Editar condição" ou "Excluir condição".

Na parte inferior da guia, podemos verificar quantos usuários atenderiam a essas condições e, clicando em “visualizar usuários correspondentes”, podemos facilmente verificar a lista completa de usuários.

File:wp-dr-conditions.png

Tarefas agendadas

A maioria das condições de regras dinâmicas são baseadas em eventos. Isso significa que quando um determinado requisito é atendido (um curso é concluído, por exemplo), o evento acionará a regra.

No entanto, algumas condições não são ativadas por eventos. Por exemplo, se quisermos realizar uma determinada ação sobre usuários que não concluíram um curso, a condição "Curso não concluído" fará a varredura dos cursos periodicamente (na execução do cron), procurando por usuários que correspondam a esta condição. Se o sistema encontrar um ou mais usuários que correspondam a esta condição, a regra será acionada, afetando todos os usuários que atenderem a todas as condições das regras.

Ações

Na guia de ações, encontraremos uma lista de ações que permitem ao usuário definir o que deseja que aconteça quando as condições forem atendidas. Por exemplo, se quisermos alocar usuários correspondentes a uma certificação, clicamos em "Alocar usuários à certificação" e selecionamos a certificação apropriada.