Construtor de relatórios

From MoodleDocs

workplacelogo.png Esta funcionalidade é parte do Moodle Workplace, que está disponível através dos Moodle Partners.

Visão geral

O Moodle Workplace fornece uma ferramenta gráfica de relatórios personalizados. Os relatórios personalizados do Moodle Workplace são construídos usando a interface do construtor de relatórios, que fornece opções avançadas de personalização para os administradores.Os relatórios do sistema são usados em todas as listas no Workplace: Painel, Programas, Certificações, Regras Dinâmicas e até mesmo no próprio Construtor de Relatórios.

https://youtu.be/s_CMgdbnxP8

Acessando o Construtor de relatórios

O construtor de relatório pode ser disponibilizado para todos os usuários e acessado a partir do ativador do Workplace. Para obter instruções sobre como conceder acesso a um relatório, consulte a seção configurando público abaixo.

Criando um relatório personalizado

Para criar um novo relatório personalizado, o administrador clica no ícone de adição na guia de relatórios. Os relatórios podem usar quaisquer dados de suas fontes de dados, incluindo dados do Workplace Datastore que contém informações históricas e instantâneos de eventos anteriores.

wp-rb-new-report-pt-br.png

Depois de selecionar uma fonte de dados para o novo relatório, podemos clicar em uma coluna ou arrastá-la para a tabela para adicioná-la ao relatório. Para usar a agregação em qualquer coluna, basta clicar no ícone "Selecionar uma agregação para a coluna" e então selecionar o tipo de agregação dependendo do tipo de dados da coluna.

Limitando o número de relatórios personalizados

Um administrador de site pode restringir o número de relatórios personalizados que podem ser criados por site/tenant adicionando as seguintes linhas ao configuração do site:

$CFG->tool_reportbuilder_limitsenabled = true; $CFG->tool_reportbuilder_sitelimit = <VALUE>; $CFG->tool_reportbuilder_tenantlimit = <VALUE>;

Omitir esta configuração ou definir $CFG->tool_reportbuilder_limitsenabled = false; indica que nenhum limite deve ser aplicado ao número de relatórios personalizados que podem ser criados. Habilitar limites e definir os valores como 0 desabilitará a criação de relatórios personalizados. Observe que o limite do locatário não pode exceder o limite do site.

Condições e Filtros

Clicar no ícone "Mostrar / ocultar barra lateral de filtros" à direita irá expandir o painel direito que podemos usar para definir condições e filtros e definir a ordem de classificação padrão. Usando condições, podemos pré-filtrar o relatório para os usuários. As condições não podem ser alteradas no modo de visualização. Na guia de filtros, podemos definir filtros e podemos definir a ordem de classificação padrão usando a última guia apenas selecionando e reorganizando as opções disponíveis.

wp-rb-conditions-pt-br.png

Pré-visualizar relatório

Finalmente, o relatório pode ser visualizado clicando no ícone "Alternar para visualização", e é exibido como seria para a pessoa que visualiza o relatório, incluindo quaisquer condições definidas. Os filtros podem ser redefinidos usando o ícone em cada filtro ou todos de uma vez.

wp-rb-preview-pt-br.png

Configurando público

Qualquer pessoa com a capacidade de gerenciar ou visualizar relatórios pode visualizar todos os relatórios personalizados definidos em seu tenant. Também é possível especificar trabalhos individuais que concederão acesso aos relatórios aos seus proprietários. Para especificar quais trabalhos devem ser capazes de acessar um determinado relatório, navegue até a guia "Público" ao editá-lo. Para especificar um novo cargo, pressione o botão "Adicionar cargo" e selecione o cargo e o departamento de sua preferência. Você pode adicionar quantos trabalhos para definir o público do relatório, conforme necessário. Depois de concluído, pressione o botão "Salvar alterações". Para confirmar quais usuários agora têm acesso ao relatório, mude para a guia "Acesso".

Além de permitir o acesso do usuário aos relatórios, também é possível especificar quais usuários devem ser listados em um determinado relatório. Para conseguir isso, a condição "Relação com o visualizador de relatório" deve ser adicionada ao relatório.

wp-rb-audience-pt-br.png

Enviando resultados de relatório

Relatórios personalizados podem ser criados e programados para serem enviados a públicos específicos. Na página de gerenciamento de relatórios personalizados, navegue até a guia programações. Aqui, o administrador clica no botão "Novo agendamento" e seleciona qual relatório deseja enviar. Vários formatos de relatório estão disponíveis para uso para dados de relatório anexados (CSV, planilha do Excel, HTML, JSON, ODS, PDF), bem como opções de recorrência (enviar todos os dias da semana, meses, etc.). O administrador também pode selecionar qual usuário deve ser usado ao enviar o relatório programado. Isso permite que o relatório seja enviado ao público como se estivesse sendo visualizado por aquele usuário.

As opções de público permitem que o administrador selecione quais usuários devem receber o relatório. Além de selecionar qual cargo e departamento em uma organização devem ser incluídos, também é possível selecionar manualmente usuários individuais e / ou endereços de e-mail.

Finalmente, o assunto e o conteúdo da mensagem podem ser configurados.

wp-rb-schedule-pt-br.png

Atualizando audiência e programações antes de 3.11

Moodle Workplace 3.11 introduziu algumas mudanças na audiência e cronogramas para o Construtor de Relatórios suportar mais tipos de audiências e vincular cronogramas as audiências existentes.

Relatórios compartilhados

Depois de habilitar Espaço compartilhado, os usuários podem criar relatórios compartilhados dentro dele. Esses relatórios compartilhados serão listados na página de relatórios personalizados em todos os tenants e serão marcados com um rótulo "Espaço compartilhado" ao lado deles.

Esse recurso permite que os usuários usem a mesma definição de relatório em todo o site sem duplicar os mesmos relatórios em todos os tenants. Ele também permite criar relatórios entre tenants. Quando um relatório compartilhado é visualizado de dentro do tenant, ele exibe apenas os usuários e entidades desse tenants. Quando um relatório compartilhado é visualizado no espaço compartilhado, ele mostra informações de todos os tenants.

Os relatórios no espaço compartilhado podem ser compartilhados com todos os locatários ou acessíveis apenas para usuários com acesso ao espaço compartilhado.

Criando um novo relatório compartilhado

Acesse o espaço compartilhado na lista suspensa do switch de locatário, na barra de navegação. Quando estiver dentro do espaço compartilhado, vá para Construtor de Relatório no inicializador do Workplace e crie um novo relatório como de costume.

Há uma configuração para compartilhar efetivamente o relatório para disponibilizá-lo a outros tenants. Se não for definido, o relatório estará disponível apenas no espaço compartilhado (veja a imagem abaixo).

Shared reports -01.png