Instalando plugins

Jump to: navigation, search

Por que instalar plugins adicionais?

Plugins permitem que você inclua recursos e funcionalidades adicionais ao Moodle, como novas atividades, novos tipos de questionário, novos relatórios, integrações com outros sistemas e muito mais.

Nota: Certos serviços de hospedagem como o MoodleCloud, impedem a instalação de plugins por intermédio do Moodle.


Escolhendo os melhores plugins para seu site

Nota: Seja cauteloso e sempre procure instalar nesses plugins em um servidor local experimental antes de instalá-los em um servidor de produção.


Ensino de escolas primárias

Você pode pensar em alguns plugins para gamificação, como o Quizventure (em inglês).

Nota: Se seu site Moodle atenderá crianças, leve em consideração instalar um pacote de idiomas para crianças (se disponível). Pacotes de idioma não são plugins.


Plugins para educação primária e secundária (K-12)

Para aulas e ambientes de aprendizagem para ensino médio e fundamental (Brasil), é recomendável instalar os plugins incluildos no Moodle para Escola no MoodleCloud (em inglês):

Plugins para Ensino Universitário

Para universidades, há uma lista de plugins de/para Universidades, e um link to plugins específicos para certas disciplinas, que podem valer a pena.

Considerações para sites de produção (pule se você está só "moodling")

AVISO MUITO IMPORTANTE: Por favor, seja consciente que alguns plugins não foram avaliados e a qualidade e a adequação ao seu site Moodle não foram conferidas. Por favor tenha cuidado. Pode não ser o que você espera, pode ter questões de segurança sérias ou pode até mesmo nem funcionar. Isto no entanto está melhorando com o tempo com a evolução do novo sistema de diretórios de plugin.

  • Se você tem um site grande, considerando a produção, considere se você realmente precisa do plugin. Mais funcionalidade significa mais coisas a dar suporte, mais coisas para (potencialmente) dar errado e mais coisas para se preocupar no momento do upgrade.
  • O plugin é compatível e mantido com atualizações? Se algo der errado você consegue suporte? Os bugs são consertados?
  • Se o plugin não funciona em uma futura versão do Moodle, o que você vai fazer?
  • Cuidado com os patches (Plugins do Moodle Outra categoria) ! Se um plugin modifica ou repõe arquivos principais então tenha muito cuidado. Pode ser que só funcione com a versão exata do Moodle para a qual foi criado e é bem provável que não sobreviva a um upgrade do Moodle.
  • Veja estes (em inglês) e (em inglês) tópicos do fórum de usuários preocupados com a instalação de plugins.

Instalando um plugin

Para instalar um plugin, seu código-fonte deve ser colocado (instalado) no local certo dentro do diretório de instalação do Moodle e a página de administração principal Administração > Administração do site > Notificações deve ser visitado. Estas são as três maneiras de como um plugin pode ser instalado no Moodle.

O código do plugin pode ser instalado de dentro do Moodle, diretamente do diretório de plugins do Moodle ou por envio de arquivo ZIP. O servidor web deve ter acesso de escrita e leitura na pasta de plugin onde o novo plugin será instalado para usar quaisquer desses métodos.

Ainda assim, um plugin pode ser instalado manualmente no servidor.

Instalando diretamente do diretório de plugins do Moodle

  1. Entre no site como admin e vá para Administração do site > Plugins > Instalar plugins. (Se não conseguir encontrar essa página, então a instalação de plugins é proibida no seu site.)
  2. Clique no botão 'instalar plugins do diretório de plugins do Moodle'.
  3. Procure por um plugin com um botão de 'instalar', clique no botão e então clique em Continuar.
  4. Confirme o pedido de instalação.
  5. Confira o relatório de validação do plugin.

Instalando por envio de arquivo ZIP

  1. Vá para o diretório de plugins do Moodle, escolha sua versão do Moodle, escolha o plugin com o botão "download" e baixe o arquivo ZIP.
  2. Entre no seu site Moodle como admin e vá para Administração > Administração do site > Plugins > Instalar plugins.
  3. Envie o arquivo ZIP. Pode ser necessário informar detalhes adicionais (na seção Mostrar mais) se seu plugin não for automaticamente detectado.
  4. Se seu diretório alvo não tiver permissão de escrita, você verá uma mensagem de aviso.
  5. Confira o relatório de validação do plugin.
Instalar plugins
Validação do pacote do Plugin

Instalando manualmente no servidor

Se você não puder instalar o código do plugin pela interface web, você terá que copiá-lo manualmente ao sistema de arquivos do servidor (p.ex. se o processo do servidor web não tiver acesso de escrita nas pastas da instalação do Moodle).

Primeiramente, encontre o local/pasta correto para o tipo de plugin. Os locais mais comuns são:

  • /path/to/moodle/theme/ - temas
  • /path/to/moodle/mod/ - módulos de atividades e recursos
  • /path/to/moodle/blocks/ - blocos laterais
  • /path/to/moodle/question/type/ - tipos de questão
  • /path/to/moodle/course/format/ - formatos de curso
  • /path/to/moodle/admin/report/ - relatórios administrativos

Veja dev:Plugins para a lista de todos os tipos de plugins e suas localizações na árvore de pastas do Moodle.

  1. Vá para o diretório de plugins do Moodle; selecione sua versão do Moodle, então procure por um plugin com um botão de 'instalar', clique no botão e baixe o arquivo ZIP.
  2. Envie ou copie-o para o seu servidor Moodle.
  3. Descompacte-o no lugar/pasta correto para o tipo de plugin (ou siga as instruções do plugin).
  4. No seu site Moodle (como admin) vá para Administração > Administração do site > Avisos (você deve, para a maior parte dos tipos de plugin, receber uma mensagem dizendo que o plugin foi instalado).

Nota: O plugin pode conter arquivos de idiomas (traduções). Eles serão encontrados pelo seu Moodle automaticamente. Essas strings de idioma podem ser personalizadas usando o padrão Administração > Administração do site > Idioma de interface de edição. Se você receber o "Database error" quando tentar editar seus arquivos de idioma, pode ser que os arquivos de idioma incluidos no arquivo ZIP baixado podem ter um problema de codificação. Se você apagar o diretório nome_plugin/lang/idioma_nao_ingles/ com os novos strings de idioma, o erro de banco de dados para, se for de fato o caso. Por favor avise o mantenedor do plugin, para que isso possa ser consertado em versões posteriores.

Solução de problemas

Erros

Se você receber um erro, por favor Ative o debugging para conseguir informações complementares sobre a causa do erro.

Erro na base de dados ao fazer uma personalização de idioma
pode não estar relacionado a Personalização de idioma, mas um problema com um plugin instalado recentemente.
tool_installaddon/err_curl_exec - cURL error 60 
Isto sugere problemas com a validação do certificado SSL do site remoto (moodle.org). Este é um problema conhecido no Moodle rodando em servidores com Windows 7, usando o pacote Moodle para Windows. Veja Certificado SSL para moodle.org para mais informações e possíveis soluções.

A file permissions error has occurred (Erro nas permissões de um arquivo)

Em certas versões 3.0.x, ao instalar plugins pela interface de administração, o Moodle usa as configurações $CFG->directorypermissions e $CFG->filepermissions. Se elas não estiverem definidas explicitamente no seu arquivo config.php, o valor padrão é definido automaticamente para 777 (rwxrwxrwx) em diretórios e (rw-rw-rw-) para arquivos (veja lib/setup.php).

Se este comportamento padrão não atender suas necessidades e ambiente de hospedagem, você pode especificar algo mais específico como

$CFG->directorypermissions = 02750;

Um erro comum depois de instalar plugins é que quando você cria uma instância do módulo e o salva para mostrar, ele traz o erro, Um erro de permissão de arquivo ocorreu. Por favor confira as permissões no script e diretório em que ele está e tente de novo. Se você receber este erro, provavelmente as permissões do pacote são 711, impedindo-o de funcionar corretamente. Com o seu cliente de FTP ou via seu painel de controle de hospedagem, estabeleça a permissão para todos os arquivos e diretórios do módulo instalado, p.ex. /moodle/mod/[meuplugin]/ para 755 e então confira se é possível visualizar a instância do módulo.

Default exception handler: Error writing to database Debug: Duplicate entry 'en_us-... (erro no idioma ou tradução)

  • Estes erros são geralmente causados por um plugin de terceiros.
  • Para encontrar o plugin envolvido, vá para http://lang.moodle.org e use a ferramenta AMOS para encontrar todas as strings com o identificador mostrado.
  • Remova o plugin suspeito e confira se o erro sumiu. Se sim, contacte o mantenedor do plugin e informe o problema.
  • Por favor veja este tópico de fórum (em inglês) para causas e consertos mais comuns.

Quando instalando manualmente

  • Confira as permissões do arquivo. O servidor web precisa ler os arquivos do plugin. Se o resto do Moodle funciona, então tente fazer as permissões do plugin e a propriedade (ownership) serem as mesmas.
  • Você definitivamente descompactou ou instalou o plugin no local correto?
  • Porque o Moodle busca pastas de plugin para novos plugins, você não pode ter outros arquivos ou pastas lá. Certifique-se que você deletou o arquivo ZIP e não tente renomear (por exemplo) uma versão anterior do plugin para outro nome - não vai funcionar.
  • Certifique-se que o nome do diretório do plugin está correto. Todos os nomes devem bater. Se você mudar o nome, não vai funcionar.

Conseguindo ajuda

Pergunte em um fórum no Moodle Brasil. Certifique-se de descrever seu sistema (incluindo versões de MySQL, PHP, etc.), o que você tentou e o que aconteceu. Copie e cole as mensagens de erro exatamente. Dê o link para a versão do plugin que você baixou (alguns tem nomes muito parecidos).

Desinstalando um plugin

Para desinstalar um plugin:

  1. Vá para Adminstração > Administração do site > Plugins > Visão geral dos plugins e clique no link Desinstalar na linha do plugin que você deseja desinstalar.
  2. Use um gerenciador de arquvos para remover/apagar o diretório do plugin como informado, senão o Moodle reinstala na próxima vez que você acessar a administração do site.

Visão geral dos plugins

Visão geral dos plugins mostrando o total e os plugins instalados, além do botão de verificar atualizações.

A página de Visão geral dos plugins a partir de Adminstração > Administração do site > Plugins > Visão geral dos plugins lista todos os plugins instalados, além do número da versão, data do lançamento, disponibilidade (ativado ou desativado) e link para configurações (se houver).

O botão 'Verificar atualizações' permite admins verificar rapidamente quaisquer atualizações disponíveis para plugins instalados no site (do diretório de plugins). Quaisquer atualizações disponíveis são destacadas, com informação adicional e um link para download na coluna 'notas'.

Atualização de plugin pelo Moodle

Um administrador pode permitir instalação de atualizações em Administração > Administração do site > Servidor > Notificação de atualizações. Quando as atualizações estiverem disponíveis, são mostrados botões 'instalar esta atualização' na página de Visão geral dos plugins. Veja Instalação de automática de instalações para mais detalhes.

Impedir a instalação de plugins pelo Moodle

Se necessário, instalação e atualização pelo moodle pode ser impedida copiando as seguintes linhas de código de config-dist.php e copiando-as no config.php.

// Use a seguinte flag para impedir completamente a instalação de plugins
// (plugins novos, atualizações disponíveis e dependências faltantes) e funcionalidades
// relacionadas (como cancelar a instalação ou atualização de plugins) através da
// interface web de administração do servidor.
$CFG->disableupdateautodeploy = true;

Veja também

Para desenvolvedores:

Categoria:Contribuições de código

en:Installing plugins de:Plugins installieren es:Instalar complementos