Fóruns

Jump to: navigation, search

Atividades de fóruns podem contribuir significativamente para efetividade da comunicação e construção de uma comunidade em um ambiente virtual. Você pode usar fóruns para muitos propósitos inovadores em educação, mas os fóruns de professores e fóruns para alunos são indiscutivelmente os principais tipos.

Diretrizes para Fóruns

Quando você decide usar uma discussão de fórum como atividade em um ambiente de e-learning, é importante estar ciente que sua dedicação será necessária para uma atividade bem sucedida. Se seu objetivo é encorajar a discussão, o fórum só funcionará se:

a) os participantes sentirem que há uma necessidade/razão de participar e eles terão algum ganho com a experiência. Incentivos para aprendizagem, conseguir apoio, etc. devem ser explorados e encorajados antes para expor claramente o propósito do fórum para os outros. Qualquer um considerando oferecer notas ou vantagens por participação deve estar ciente da diferença entre quantidade e qualidade das discussões nos fóruns.

b) o clima de comunidade e propósito pode ser fomentada entre participantes. Esta sensação de comunidade pode ser alimentada pela iniciativa e apoio do tutor/professor, ou primariamente por intermédio dos próprios estudantes/participantes dependendo da intenção da atividade.

Selecionando o tipo de fórum

O Moodle tem quatro tipos de fóruns, cada um com ligeiras diferenças de apresentação e proposta.

Qual dos fóruns irá atender às suas necessidades para uma determinada atividade? Para responder a esta pergunta, é útil pensar como você gostaria encaminhar essa discussão em uma atividade presencial. Você colocaria uma questão para a classe e observaria suas respostas? Ou será que você dividiria a sala em grupos menores primeiro possibilitando a discussão com um parceiro antes de trazê-los de volta ao grupo principal? Ou talvez você gostaria de mantê-los focados em um determinado aspecto da questão e garantir que eles não se afastem do assunto em questão? Todas as abordagens acima são válidas e úteis dependendo do seus objetivos de aprendizagem, e você pode reproduzir todos eles em fóruns do Moodle.

O fórum geral

O fórum geral é útil para grandes discussões nas quais você pretende monitorar/guiar seus alunos ou para fóruns sociais guiados pelos próprios alunos. Isso não significa que você precisa para fazer uma nova postagem para cada resposta em cada tópico, embora, a fim de garantir que a discussão não fique "fora de controle", você pode precisar estar preparado para gastar uma quantidade significativa de tempo na conclusão da temas comuns entre as várias discussões e entrelaçando-os. Fazer comentários mais gerais para assuntos particulares pode ser também um aspecto fundamental das suas responsabilidades na discussão. Alternativamente, você pode perguntar aos alunos para resumir os temas de discussão em pontos acordados, uma vez por semana ou quando um tema chega a uma conclusão aceita. Essa abordagem centrada no aluno pode ser particularmente útil uma vez que a comunidade on-line foi estabelecida e, quem sabe, quando você tiver modelado o processo de síntese.

Uma única discussão simples

O fórum de única discussão simples é útil para discussões curtas o com tempo limitado que abordam um único tema ou assunto. Este tipo de fórum é bastante produtivo se você está interessado em manter os alunos focados em um único assunto.

Cada usuário inicia um novo tópico

Este fórum é mais útil quando você quer um meio termo entre uma grande discussão e uma pequena discussão mais focada. Este tipo de fórum permite que estudantes fiquem um pouco mais livres que nos fóruns do tipo "Uma única discussão simples" mas não tão livres quanto no fórum geral onde cada aluno pode criar quantos tópicos quiser. Fóruns desse tipo bem sucedidos são ativos, com foco, e os alunos não estão limitados no número de respostas a outros tópicos.

Fórum P e R (Pergunta e Resposta)

O fórum P e R é uma boa opção se você tem uma pergunta para ser respondida. Por padrão esse tipo de fórum oculta as respostas de outros alunos até que se responda à pergunta. Após a postagem inicial os alunos podem ver e comentar as respostas de outros alunos. Esse recurso garante igual oportunidade aos alunos e encoraja o raciocínio independente.

Cuidado:

Apesar de o fórum P e R impedir que os alunos vejam as respostas de seus colegas antes que poste a sua, ele pode editar sua mensagem dentro do tempo limite (geralmente 30min) depois de ler as respostas dos colegas.

Dicas para fóruns P e R

Em um fórum P e R, o Moodle esconde as respostas ao tópico inicial mas não oculta o fórum todo.

Dica: Coloque uma pergunta por tópico assim os alunos podem responder à cada uma das perguntas separadamente. Dessa forma o Moodle vai ocultar as respostas (assunto do alerta acima) de outros alunos mas permite que o post inicial fique visível para todos os estudantes.
Dica: Não publique a pergunta no sumário do fórum pois todos os alunos responderão em tópicos separados visíveis para todos os alunos. Dessa forma parecerá que o fórum P e R não está funcionando corretamente pois o primeiro post do tópico é intencionalmente visível, somente os posts em resposta a ele.
Dica: Se utiliza grupos separados para o fórum, o tutor tem que postar a pergunta para cada grupo e não para todos os grupos pois resposta à perguntas postadas para todos os participantes são visíveis por todos. Perguntas postadas para os membros de um grupo são somente visíveis para estes membros e as respostas somente serão visíveis quando um membro do grupo postar sua resposta.

Conceitos para utilizar em fóruns

Participação e Suporte

Embora uma das grandes vantagens do e-learning seja a liberdade que dá aos participantes, não significa que se deva passar dias ou semanas sem resposta em um fórum (a menos que se deseje fazê-lo). Isto é verdade especialmente no início de um curso quando os alunos e os tutores são novos uns para os outros e precisa de mensagens de boas vindas e incentivo. Embora o e-learning, e discussões em particular, podem apoiar uma aprendizagem que nem sempre é centrada no tutor/professor, seu papel será importante, sobretudo, quando uma comunidade on-line começa a se desenvolver. É durante estas fases iniciais que um grupo de alunos pode se tornar uma comunidade de participantes, que começam a crescer em sua compreensão de material didático e suas contribuições individuais para o processo de construção do conhecimento.

Assim que as discussões avançam e os alunos se acostumam com a mecânica e o tom dos fóruns há formas de reduzir a entrada, contribuindo assim para fomentar uma comunidade que é menos dependente do tutor/professor. Mesmo assim, no entanto, você provavelmente vai querer ser uma presença nas discussões, embora você possa optar por ser um dos muitos contribuintes, em vez de a fonte de toda sabedoria.

Comprometimento e Participação

Pergunte a você mesmo se:

  1. você quer se envolver no fórum ou se você quer que os alunos liderem e tomem conta do espaço
  2. você está preparado para fazer contribuições apropriadas para a discussão para:
    1. encorajar a discussão se os alunos não se manifestarem
    2. ajudar a sugerir idéias se os alunos perderem o foco
    3. você irá explicitamente e gradualmente deixando o controle das discussões


O Fórum de Notícias

Cursos do moodle geram atuomaticamente um Fórum de Notícias que, por padrão, tem todos os participantes do curso como assinantes. O nome do Fórum de Notícias pode ser mudado para algo mais apropriado como 'Avisos Importantes' ou coisa parecida. Esse é um recurso bastante útil pois muitos utilizam esse fórum para divulgar datas e horários importantes do curso.

Fórum do Professor/Tutor

Um fórum exclusivo para professores e tutores pode ser adicionado a um curso criando um fórum oculto. Professores e tutores podem ver fóruns ocultos enquanto alunos não podem.

Avaliando Fóruns

O professor pode usar conceitos, escalas ou notas para avaliar a participação dos alunos em um fórum. Há diversos métodos para agregar as notas em um fórum que podem ser encontrados nas configurações. No moodle 1.9 há cinco maneiras de agregar as notas: Média, Mínimo, Máximo, Contagem e Soma.

Veja Também

Using Moodle forum discussions: