Recursos

From MoodleDocs

Os recursos são locais onde se podem colocar materiais. Os tipos de recursos são variados, bem como as suas opções de visualização. Não existe, a princípio, restrições nos tipos de recursos que se podem colocar no Moodle, mas há limites fixados pelo administrador no tamanho dos arquivos.

Os recursos devem ter um título (visível na página principal da disciplina) e uma descrição/sumário do recurso, em que se pode colocar um texto elucidando os estudantes sobre o tipo de utilização que devem fazer do recurso.


Página Web

Este recurso permite a escrita de pequenos textos, com a formatação normal em páginas web. Pode ser utilizado para anúncios, informações gerais, programa da disciplina, etc.

Caso utilize o Word para escrever e coloque aqui o texto, utilize o ícone do Word na barra de ferramentas para limpar o html gerado pelo Word. Esse passo facilitará a edição futura do texto.

resource view1.JPG

Nota: o professor quando visualiza um recurso, tem disponível o botão "Editar Recurso", no canto superior direito, permitindo-lhe corrigir facilmente qualquer erro que detecte. A data da última alteração e o bloco de atividade recente são atualizados automaticamente.

Blocos visíveis ao visualizar o recurso

Pode-se colocar uma página web (ou outro recurso), com os blocos visíveis, sendo utilizado o espaço central para a visualização da página web.

resource view2.JPG

Nota: neste caso, a barra de navegação não apresenta o nome do recurso em visualização, tendo que se clicar no nome curso da disciplina para voltar para a página principal da disciplina.

Recurso numa nova janela

Uma página web (ou outro recurso) também pode ser visualizado em uma nova janela, mantendo a janela de origem na página principal da disciplina.

resource view3.JPG

Nota: este modo de apresentação de recursos não mantêm a barra de navegação, o que obriga o utilizador para voltar à página principal da disciplina a mudar de janela do navegador. Esta funcionalidade é mais indicada para links para sites web.

Diretório Disponibilizado

Pode-se disponibilizar um conjunto de arquivos aos estudantes, de qualquer natureza, simplesmente pela disponibilização de um diretório do sistema de diretórios da disciplina.

resource view4.JPG

Nota: este modo é simples e rápido para o professor, que simplesmente coloca todos os arquivos com materiais numa pasta e a disponibiliza, podendo adicionar/remover arquivos mais tarde. No entanto não existe qualquer informação sobre os documentos, os estudantes têm de saber por outras fontes quais os arquivos que devem abrir, porque ordem, e o que devem fazer com eles. Alternativamente pode-se disponibilizar um link para o arquivo ou página para cada um dos arquivos, permitindo assim a colocação de um pequeno texto em cada arquivo, de forma a que o estudante saiba o que deverá fazer com o arquivo.

Atividades utilizadas como recursos

Glossário - Esta atividade pode ser considerada também um recurso material, no caso de ser atualizado exclusivamente pelo professor. Este recurso é o ideal quando existem muitas definições de termos que fazem parte da matéria em estudo. O glossário pode conter categorias, e cada termo pode ter uma ou mais palavras-chave, e pode ainda ter um arquivo anexado.

Tabela - As tabelas podem, tal como os glossários, ser um recurso material no caso de serem editadas apenas pelos professores. Este recurso é útil para colocar grande volume de informação, por exemplo de consulta, em que seja importante funcionalidades de procura avançadas. O tipo de campos que as tabelas podem ter é bastante diverso, tornando este recurso dos mais versáteis disponíveis no Moodle, e útil em diversas situações.

Lição - Neste recurso existe um conjunto de páginas com materiais, podendo existir uma pergunta no final de cada página. Dependendo da resposta o usuário passa para a página seguinte, mantém-se na mesma página ou passa para qualquer outra página. Este sistema permite a construção de percursos alternativos dependendo do conhecimento prévio do usuário, serve para manter o usuário atento, e pode também ser utilizado para avaliação.

Link para arquivo ou página

Podem-se colocar links web para outros sites ou páginas. Atenção que neste caso o conteúdo fica fora do espaço da disciplina, pelo que se esse espaço não for gerido pelo professor, poderá ficar indisponível sem pré-aviso, e também não é guardado nas cópias de segurança da disciplina.

Pode-se também colocar um link para um arquivo que está no espaço da disciplina, na zona de arquivos. Neste caso o arquivo pode ser incluido nas cópias de segurança da disciplina. O tipo de arquivos pode ser qualquer um, desde que os estudantes tenham aplicações que os permitam ler.

Documento Word - Um documento Word pode ser visualizado no Moodle diretamente, mas é necessário que os usuários tenham o Word na versão correta. Um documento Word, tal como qualquer outro formato externo, para ser editado tem que ser descarregado para o computador local, editado, gravado e carregado de volta para o servidor. Estes passos não são necessários se os materiais estiverem em recursos do Moodle, bastando nesse caso carregar no botão "Editar Recurso", que está no canto superior direito ao visualizar o recurso.

Documento RTF - Um documento RTF pode ser visualizado no Moodle diretamente, mas também obriga os usuários a terem uma aplicação que leia documentos RTF. É no entanto mais portável que os documentos Word, mas goza dos mesmos problemas que um documento Word, com relação aos passos necessários para editar o documento.

Documento PDF - Um documento PDF pode ter qualquer aplicação de origem (neste caso essa aplicação é o Word). É o formato ideal para divulgar um material estático na web, dado que é leve e é visualizado em qualquer computador da mesma forma, e não é necessário abrir uma aplicação extra, pode ser aberto dentro do navegador. Acrescenta mais um passo ao processo de edição: encontrar o ficheiro original no computador de origem, editar o ficheiro original, gravar, converter para pdf e carregar de volta para o servidor.

Imagem:resource_view5.jpg

Páginas html externas - As páginas html podem ser construídas em editores html e colocadas no Moodle também como arquivos externos. No caso de se utilizar mais que uma página, e/ou existirem imagens, é necessário colocar todas as referências relativas e compactar todos os arquivos, descompactando-os localmente na mesma pasta, de forma que as referências funcionem, caso contrário há imagens que podem não aparecer, e links quebrados.

Documento Excel - Um documento Excel pode também ser utilizado para diversos fins, por exemplo, envio de informação necessária para a realização de um trabalho. Tal como qualquer outro documento, pode ser disponibilizado através do Moodle.

Páginas de html dinâmico - É possível numa página HTML ter conteúdo dinâmico (DHTML - Dynamic HTML), através de uma linguagem de script (Javascript, vbscript). Esta funcionalidade poderá ser suficiente para uma pequena demonstração, por exemplo a utilização de uma fórmula. Para que a parte dinâmica funcione, o navegador tem de suportar a linguagem de script utilizada, e esta tem de estar ativa.

Applets de Java - O java permite uma flexibilidade idêntica a uma aplicação cliente, mas dentro do navegador. Permite simulações/demonstrações elaboradas, sem necessidade de instalação de aplicações, no entanto é necessário ter a máquina virtual java instalada.

Flash - Os arquivos flash permitem uma flexibilidade quase idêntica às applets java, tendo uma edição mais simples. É necessário instalar o Flash Player para poder visualizar os conteúdos.

Arquivos de som/vídeo - Pode gravar arquivos de som e/ou vídeo, e disponibilizá-los na plataforma. Existem diversas aplicações para produção de este tipo de arquivos, mas tenha em atenção que estes arquivos atingem normalmente dimensões elevadas, e não permitem a procura tal como o texto.