Painel

From MoodleDocs

Template:Aparência do site

Sobre o painel

O Painel é uma página personalizável para fornecer aos usuários detalhes de seu progresso e prazos futuros. No centro está o bloco de resumo dos curso, que permite que alunos e professores rastreiem facilmente as atividades necessárias e filtrem os cursos.

https://youtu.be/s_CMgdbnxP8

Se as imagens do curso foram adicionadas nas configurações do curso, elas serão exibidas no painel. Onde nenhuma imagem foi adicionada, padrões coloridos aparecem. ( 'Novo em 3.8:' O administrador pode definir as cores de administração do site / aparência / cores do cartão do curso.)

O acesso rápido ao Painel também está disponível no menu do usuário, no canto superior direito da tela, uma vez conectado:

Menu do usuário

A gaveta ou bloco de navegação inclui um link do painel diretamente acima ou abaixo do link da página inicial do site. Depois que um usuário regular estiver conectado, o link Meus cursos também o levará ao painel.

Os usuários normalmente podem personalizar seu painel, adicionando ou removendo blocos e alterando as posições dos blocos. Eles podem reverter seu painel de volta aos blocos originais da seguinte maneira:

  1. Clique no botão 'Personalizar esta página'.
  2. Clique no botão 'Redefinir página para o padrão'.

Resetdefault pt br.png

(Observe que um administrador pode redefinir o painel para todos os usuários na 'Página Painel padrão' na administração do site).

Página inicial padrão

Para novas instalações, o Painel é a página inicial padrão para usuários conectados. Um administrador pode alterar a página inicial padrão em Administração do site> Aparência> Navegação.

Se 'Preferência do usuário' for selecionada como página inicial padrão, cada usuário precisa definir a página desejada - Página inicial do site ou Painel de controle - no menu do usuário>Preferências>Conta do usuário>Página inicial. Uma vez selecionado, o Moodle irá lembrar qual página apresentar a cada vez que fizer logon.

defaulthomepagelink pt br.png

Configurando o painel padrão

Um administrador ou gerente (ou outro usuário com a capacidade moodle/my:configsyspages) pode definir os blocos padrão para todos os usuários em Administração do site>Aparência>Página Painel padrão.

Clicar no botão 'Redefinir painel para todos os usuários' aplicará essas configurações ao painel para todos no site.

Os blocos padrão são:

Impedindo que os usuários personalizem seus painéis

Por padrão, os usuários podem personalizar seu painel e adicionar blocos. Um administrador pode evitar isso da seguinte maneira:

  1. Vá para Administração do site>Usuários>Permissões>Definir papéis
  2. Edite o papel de usuário autenticado e desmarque o Gerenciar recursos de blocos do painel

Recursos do painel

Além disso, todos os blocos que podem ser adicionados a um painel têm um recurso de myaddinstance (por exemplo, Adicionar um novo bloco de comentários ao Painel) para controlar se um usuário com um papel específico pode adicionar o bloco.

Impedindo que os usuários adicionem um bloco ao painel

Por padrão, os usuários podem adicionar muitos blocos ao seu painel. Um administrador pode impedi-los de adicionar um bloco específico, como o bloco de usuários online, da seguinte maneira:

  1. Vá para Administração do site>Usuários>Permissões>Definir papéis
  2. Edite a função de usuário autenticado e desmarque Adicionar um novo bloco de usuários online ao Painel

Blocos não disponíveis no painel

Os blocos a seguir não podem ser adicionados ao painel de um usuário (porque não faria sentido):

Veja também