Página principal

From MoodleDocs
Como obter o Moodle 
  1. Faça o download a partir do Moodle download server no link (http://download.moodle.org/download.php/moodle/moodle-latest.zip) (built nightly) ou
  2. Obtenha a última versão HEAD a partir do CVS, ou então,
  3. busque em http://qa.moodle.net qa.moodle.net (atualizado diariamente e reiniciado à cada hora).
O Que é este Preview? 

A versão atual de desenvolvimento do Moodle está evoluindo rapidamente e nós gostaríamos de obter a sua avaliação e ajuda para terminarmos os ajustes finais do código para a publicação da versão completa o mais brevemente possível.


O Que não é este Preview? 

Isto não é o código final do sistema. Ele não deve ser instalado em servidores de produção, ou seja: “NÃO USE ESTA VERSÃO PARA PRODUÇÃO!” : - )

Software é um assunto complexo. Uma contagem aproximada de linhas de código no Moodle 2.0 passa de um milhão de linhas de programas PHP; e isto, apesar de incluir bibliotecas não inclui HTML, JS, CSS ou módulos de terceiros.

Nós estamos desenvolvendo um grande esforço mas ainda há muito trabalho em uma longa lista de questões a serem resolvidas.


Atualizando a partir de uma versão prévia do Moodle 2.0 

Se você está atualizando a partir de uma versão Moodle 2.0 de alguns meses atrás, recomendamos fortemente que delete suas tabelas e reinstale seu site de teste a partir do zero (atualizando novamente a partir da versão 1.9 ou começando uma nova instalação e um novo banco de dados). Se não fizer isso, sua configuração poderá ter diversos comportamentos dependendo da versão que você possui.

Características do Moodle 2.0 

Para maiores detalhes sobre as novas características do Moodle 2.0, veja Moodle 2.0 release notes.


Destaques das implementações desde o Preview 3.0 
  1. Processo de matrícula baseado em um plugin totalmente novo, MDL-21782 (em breve, nova interface AJAX )
  2. Nova interface para o sistema de mensageiria MDL-22320 (sem janela pop-up, notificações YUI )
  3. Nova interface para o modulo de notas MDL-22549 (formulários padrão, sem janela pop-up)
  4. Interface aprimorada para interações em hubs (concentradores) de comunidades MDL-19309
  5. O Hub da Comunidade Aberta Moodle.org passa a ser denominado como http://hub.moodle.org/ MOOCH .
  6. O módulo "Pasta" passa a ter uma página de edição separada e requer download (você pode permitir que os estudantes editem uma via de uma pasta compartilhada de maneira segura) MDL-22764
  7. Novos temas por Patrick: Leatherbound e Nonzero
  8. Solução de vários problemas de layout
  9. Correção de mais de 100 bugs
Foco dos testes da equipe de desenvolvimento para esta semana! 
Hub de Comunidades 

Teste as novas possibilidades dos hubs de comunidades! A documentação completa ainda está sendo escrita, mas aquí estão algumas coisas que você gostará de experimentar:

  1. Experimente o hub MOOCH em http://hub.moodle.org/
  2. Use a página de cadastramento de administradores (Admin) para se cadastrar como um novo site para o MOOCH.
  3. Adicione o bloco "Comunidade" ao seu site, e utilize-o para pesquisar cursos no MOOCH, matricular-se ou para download. Observe que você ainda não pode fazer backup e restore de cursos no Moodle 2.0.
  4. Se você estiver interessado em testar o software utilizado para a criação de hubs, obtenha o plugin de (http://download.moodle.org/download.php/plugins/local/hub.zip) ; descompacte-o no diretório local de um site Moodle 2.0 atualizado vá até a pagina de administração para instalar.

Venha e dê sua opinião sobre os servidores de hubs no fórum do site moodle.org, no endereço (http://moodle.org/mod/forum/view.php?id=7330 )

Usabilidade 

Muitas das interfaces ainda precisam de aprimoramentos. A maioria dos novos processos centrais Isto se deve principalmente aos novos processos introduzidos no núcleo do Moodle 2.0 e estilos dos temas.

Como você pode ajudar 
  1. Use a versão atual do 2.0 para testar em seu servidor ou (http://qa.moodle.net ), e se você perceber alguma página com problemas, pesquise em (http://tracker.moodle.org) para ver se o problema já foi relatado, caso contrário, faça o registro.
  2. Envie a descrição do problema e utilize a ferramenta "mockup" (maquete) para indicar soluções
  3. Comece uma discussão sobre o bug no fórum de usabilidade em (http://moodle.org/mod/forum/view.php?id=7229), fazendo a vinculação com o problema registrado por você por meio do ID do bug... e faça barulho  :)


Temas 

Nós gostaríamos de ver pelo menos 20 temas de alta qualidade incluídos no código do Moodle 2.0 para download. (http://moodle.org/user/view.php?id=93470&course=5) é o nosso gerente de Tema-seee está coordenando um concurso de temas em (http://newschoollearning.com/theme/contest/ ) - Participe!

Como você pode ajudar 
  1. Junte-se ao fórum de discussão sobre temas em (http://moodle.org/mod/forum/view.php?id=46) e relate ou ajude a corrigir outros problemas que você verifique nos temas..
  2. O principal problema verificado até o momento é o chamado “IE jumping problem”, descrito em ([http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=151789 ), que afeta somente os usuários do Internet Explorer.
  3. Leia a documentação sobre “Temas no 2.0” encontrada em ( https://docs.moodle.org/en/Development:Themes_2.0) e ajude a melhorá-la se encontrar algum problema.
  4. Comece com algum tema interessante para o 2.0!


Performance e atualização 

Nós planejamos fazer todos os tipos de testes em diferentes tipos de sites, para que todos possam fazer uma atualização tranquila a partir do Moodle 1.9 e que possam ter um Moodle rodando mais rápido depois da atualização.

Como você pode ajudar 

Nós gostaríamos muito que todos vocês que possuem grandes sites nos ajudassem. Tentem fazer uma atualização de uma COPIA de seus sites de produção do Moodle 1.9 para Moodle 2.0 e nos mandem informações sobre esta atualização:

  • Em qual ambiente o Moodle está rodando, com qual banco de dados?
  • Quanto tempo levou para atualizar?
  • Houve algum erro? E o que você fez para corrigi-lo?  :) )
  • Você consegue comparar a performance entre o 1.9 e o 2.0?

Por favor envie seus resultados para o fórum “Testinf and QA” e junte-se a nós em (http://moodle.org/mod/forum/view.php?id=56).

Se você encontrar outros problemas, verifique se eles já estão sendo tratados no 2.0 .


Outras funcionalidades 

Existem ainda algumas implementações sendo liberadas antes da finalização do 2.0:

  • Restore para backups no 2.0 MDL-21432
  • API para verificação de plagio MDL-13680 deverá estar disponível na próxima versão
  • Formulários funcionando como plugins, melhorias em arquivos e API


Extraído de “https://docs.moodle.org/en/Moodle_2.0_Preview_4_release_notes”. Categoria:Release notes

Esta página foi modificada pela última vez em 30 de junho de 2010 Conteúdo disponível sob licença pública GNU