Guia rápido do professor

From MoodleDocs

Categoria:Curso

No Moodle, um professor tem responsabilidade pelos materiais de seu próprio curso. Eles geralmente também administram as inscrições e podem mudar o leiaute da página do curso. Este guia rápido apresenta os recursos do Moodle para aqueles com o Papel de professor.

Configuração de curso

Um curso é um "espaço" num site Moodle onde professores podem incluir materiais de aprendizagem para seus alunos. Um professor pode ter mais de um curso e um curso pode ter mais de um professor e mais de um grupo de alunos. Veja o screencast (em inglês) O que é um curso? ou se seu curso parece diferente, veja este outro screencast (em inglês) O que é um curso?

Por padrão um professor não pode criar um novo curso. Veja Criando um novo curso para mais informações sobre como cursos podem ser criados.

Exemplo de um curso Moodle usando o tema Boost

.

Exemplo de um curso Moodle com um Bloco de navegação e Bloco de administração

Um curso pode mostrar seus materiais de diversas maneiras ou 'formatos', por exemplo em sessões semanais ou seções de tópicos (nomeados ou não). Você pode mostrar todas as seções de uma vez ou revelar uma por vez. Veja Configurações de curso para mais informação ou assista o screencast (em inglês) Como organizar o seu curso. Se seu curso parece diferente, veja este outro screencast (em inglês): Como organizar o seu curso.

Seções de curso podem ser renomeadas ao se ativar a edição e clicar no ícone de configuração sob o nome da seção. Seções também podem ser movidas por arrastar e soltar e seções incluidas ou removidas clicando nos sinais de + ou - sob a última seção. Veja Página inicial do curso para mais informação.

Você também pode incluir elementos chamados 'blocos' à direita, esquerda ou ambos os lados da sua área central da página (dependendo do tema). Para mais informações veja Blocos. Lembre-se que blocos não aparecem no aplicativo Moodle Mobile então considere com cuidado os blocos que você realmente precisa.

Inscrição no curso

Antes que um aluno possa acessar seu curso, ele deve ser autenticado no site e essa é responsabilidade do administrador do site.

Métodos de inscrição

Há vários métodos de inscrição possíveis ao professor. O que está disponível, depende do administrador do site. O admin pode inscrever alunos no curso automaticamente, ou o professor pode permitir que os alunos se auto-inscrevam. Dependendo do tema usado, isto pode ser feito ou por clicar no ícone de engrenagem dentro de 'Participantes' ou clicar no link Usuários inscritos do bloco de administração do curso. Este é o método de Inscrições manuais. Outras opções podem ser vistas no link Métodos de inscrição e inclui Autoinscrição e Acesso como visitante.

Nota: Visitantes podem apenas visualizar o curso e seus recursos; eles não podem participar em nenhuma atividade.


Uma chave de inscrição pode ser definida se a Autoinscrição estiver ativada para que apenas estudantes com o código/chave possam entrar. O screencast (em inglês) Inscrevendo alunos dá mais informação sobre inscrições dos cursos. Se seu curso parece diferente, assista este screencast anterior (em inglês) Inscrevendo alunos .

Avaliando

Cada curso tem seu próprio Livro de notas que pode marcar notas de tarefas, questionários, tarefas de envio de arquivos, lições, atividades SCORM e recursos de aprendizagem LTI.

O relatório de notas

Outras atividades como fóruns, base de dados e glossários podem ser avaliadas com notas que também aparecem no livro de notas.

Itens de nota podem ser criados manualmente de Administração do curso > Notas > Configuração de notas do curso e também é possível importar e exportar notas.

Acompanhando o progresso

Se a conclusão da atividade estiver ativada para o site e em Administração do curso > Editar configurações, você pode determinar as condições de conclusão nas configurações de atividade. Uma caixa de seleção aparecerá próximo a atividade e o estudante poderá marcar manualmente ou será mostrado marcado assim que forem atingidos os requisitos necessários determinados daquela atividade. Este recurso pode ser combinado com a Conclusão de curso para que quando certas atividades sejam completadas e/ou notas recebidas, o curso marque automaticamente como completo..

Caixas de conclusão

Emblemas podem também ser emitidos, manualmente ou baseados em critérios de conclusão para agir como motivador e registro de progresso no curso.

Restringindo acesso

Um curso pode ser configurado para mostrar tudo a todos todo o tempo, ou pode ser muito restritivo, mostrando certos itens em certas datas, para certos grupos ou baseados em performance em tarefas anteriores.

Opções para restrição de acesso

Itens de curso ou seções podem ser ocultas manulamente usando o ícone de 'ocultar' quando a edição está ativada. Se a Restrição de acesso estiver ativada pelo administrador então uma seção de Acesso restrito aparecerá em cada atividade de curso e recurso, permitindo a você escolher como e quando este item será revelado, e se ocultar completamente ou mostrá-lo acinzentado com as condições para acesso.

Categoria:Guia rápido fi:Pikaopas opettajalle