FAQ sobre instalação: Difference between revisions

From MoodleDocs
Line 124: Line 124:
  $CFG->dirroot = "d:\inetpub\sites\www.misitio.com\web\moodle";
  $CFG->dirroot = "d:\inetpub\sites\www.misitio.com\web\moodle";


Outra razão poderia ser que PHP não tenha sido configurado para admitir MySQL, o que és comum em instalações Redhat e OpenBSD. Em este caso, se produz um error, mas dado que as visualizações de erro com freqüencia estão desabilitadas por defeito, todo o que vê no navegador é uma página em branco.
Outra razão poderia ser que PHP não tenha sido configurado para admitir MySQL, o que é comum em instalações Redhat e OpenBSD. Em este caso, se produz um error, mas dado que as visualizações de erro com freqüencia estão desabilitadas por defeito, todo o que vê no navegador é uma página em branco.


Para ativar a visualização de erros PHP na janela, ative estas linhas em seu arquivo ''php.ini'' e reinicie seu servidor web, carregando a página web de novo para ver se visualiza algum erro:
Para ativar a visualização de erros PHP na janela, ative estas linhas em seu arquivo ''php.ini'' e reinicie seu servidor web, carregando a página web de novo para ver se visualiza algum erro:

Revision as of 21:38, 3 December 2007

Qualquer texto que agrego com um aspa simple (') ou com aspas (") ocasiona erros ou termina com uma barra (/)

Os problemas com aspas são ocasionados por utilizar ajustes incorretos em "magic aspas". Moodle precisa dos seguintes ajustes (normalmente vêm por defeito):

magic_quotes_gpc = On
magic_quotes_runtime = Off

Leia por favor Instalação de Moodle se deseja mais informacão.

Não se estão enviando cópias de correio eletrônico desde meus foros

Você deve configurar corretamente o cron se deseja que Moodle envie correios eletrônicos desde os foros, tarefas, etc. automaticamente. Este processo leva a cabo assim mesmo um conjunto de tarefas de depuração tais como eliminar usuários antigos não conferidos, descadastrar estudantes antigos e outras por o estilo.

Basicamente, necesita configurar um processo para que chame de maneira regular ao script http://yoursite/admin/cron.php. Por favor, veja Instalação de Moodle - Configurar o cron.

Dica: Tente usar o ajuste que vem por defeito na página de variavéis de Moodle. Deixe vazío o smtphost. Isto funcionará bem com a maioria dos usuários.

Não posso acessar - Fico atascado na janela de acesso

A causa mais comum é que seu próprio computador (não seu servidor Moodle) tenha um firewall que esteja bloqueando informação sobre o referente desde o navegador. Aqui pode ver algumas instrucões para resolver este problema: Norton firewall products.

O administrador do servidor poderia assim mesmo resolver o problema trocando a varivél secureforms a 'Não' na seção de segurança de Administração >> Configuração >> Variavéis.

Outra possível causa deste problema é que as sesiones no están adecuadamente configuradas en el servidor. Puede comprobar este extremo llamando al script http://yourserver/moodle/lib/session-test.php.

Erro: database connection failed

Se lhe aparecem erros como "database connection failed" ou "could not connect to the database you specified", aqui tem algumas razões e algumas soluções que podem funcionar.

  1. Seu servidor de base de dados não está instalado ou não funciona. Para conferir isto com MySQL, tente escrever a seguinte linha de comandos telnet database_host_name 3306. Deveria conseguir uma resposta criptica que inclue o número de versão do servidor MySQL.
  2. Não estão instaladas as extensões PHP mysql ou postgresql (Visite por favor a FAQ que trata sobre se está instalado o PHP).
  3. Não tem creado uma base de dados para Moodle ou não tem asignado um usuário com os privilêgios corretos para acessar a ela. É possível assi mesmo que sejan incorretos: o nome da base de dados, ou usuário ou a senha no arquivo config.php. Utilize phpMyAdmin para configurar e comprovar sua instalacão MySQL.
  4. Está usando a versão de MySQL 4.1 ou superior, cujo algoritmo hashing de senha por defeito é incompatível com o disponível em versões 4.x.x. Veja http://dev.mysql.com/doc/mysql/en/old-client.html se deseja mais informacão sobre este tema.
  5. Está usando Fedora core 3 ou algum outro sistema Linux com SELinux instalado e habilitado. Veja a seguinte URL se deseja consultar informacão sobre o jeito de desabilitar SELinux: http://fedora.redhat.com/projects/selinux/

Aparecem mensagens de erros sobre session_start

Se vê mensagens como estas:

Warning: session_start() [function.session-start]: open(/tmp\sess_d40f380d37d431fc1516e9a895ad9ce0, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in G:\web\moodle\lib\setup.php on line 123
Warning: session_start() [function.session-start]: open(/tmp\sess_d40f380d37d431fc1516e9a895ad9ce0, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in G:\web\moodle\lib\setup.php on line 123
Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at G:\web\moodle\lib\setup.php:1) in G:\web\moodle\lib\setup.php on line 123

Eles estão relacionados com o fato de que PHP não pode gravar os arquivos de "session" no seu disco duro(num directório chamado /tmp). Normalmente a razão se deve a que você NÃO TEM um directório chamado /tmp em seu computador. Este é o caso mais comum em instalações Windows.

A solucão consiste em configurar o PHP para que esta ruta vá a um directório real. Pode fazê-lo em seu arquivo php.ini:

session.save_path = C:\temp

ou, em outro caso, em um arquivo .htaccess em seu directório principal de Moodle:

php_value session.save_path "/home/moodle/sessions"


Apresenta-se o erro: Failed opening required '/web/moodle/lib/setup.php'

Em seu config.php o ajuste que utiliza para a variável dirroot deve ser a path completa desde a raiz do disco duro de seu servidor.

Às vezes as pessoas usam a path desde seu directório local, ou uma path relativa à raiz do directório do servidor web.

Entro, mas o link de acesso não muda. Consigo entrar e navegar livremente.

Asegure-se de que a URL no ajuste $CFG->wwwroot é exatamente a mesma que está realmente usando para acessar ao sítio.


Minhas páginas mostram erros fatais como: call to undefined function: get_string()

Se aparecem erros como:

Parse error: parse error, unexpected T_VARIABLE in c:\program files\easyphp\www\moodle\config.php on line 94 Fatal error: Call to undefined function: get_string() in c:\program files\easyphp\www\moodle\mod\resource\lib.php on line 11

é provável que em alguma linha de config.php (antes da linha 94) falte um ponto e vírgula ou as aspas de fecho.

Outra razão poderia ser que tenha editado config.php em algum programa como Word e o tenha gravado logo em formato HTML em lugar de fazê-lo adequadamente (em texto plano).

Está instalado PHP? O que versão tenho?

Escriva um novo arquivo em sua página web chamado info.php que contenha o texto seguinte, e chama-lo desde teu navegador:

<?PHP phpinfo() ?>

Se não acontece algo, não tem instalado PHP. Consulte os documentos de instalação. Aí poderá informar-se sobre a forma de descarregá-lo a seu computador.

Erro: "Serious Error! Could not set up the site!"

Por favor, leia a discusão "Serious Error! Could not set up the site!" em os foros de moodle.org (inglês).

Com arquivos carregados, aparece "File not found"

Por exemplo: Not Found: The requested URL /moodle/file.php/2/myfile.jpg was not found on this server.

Precisa configurar seu servidor web para deixar que a parte da URL posterior ao nome do script passe direitamente ao script. Esta opção normalmente está ativada em Apache 1, mas está desabilitada por defeito em Apache 2. Para ativar, agregue esta linha a seu httpd.conf, ou a um arquivo .htaccess em seu directório local (veja Instalação de Moodle se deseja mais detalhes):

AcceptPathInfo on

Note que isto SÓ funciona en versões 2.x de Apache.

Se não está usando Apache 2 e ainda tem este problema (o que é pouco probavél) então pode mudar Moodle para usar um método alternativo. As desvantagens consistem em que os usuários experimentarão uma leve pérdida de perfomance e você não poderá utilizar links relativos dentro de recursos HTML.

Para usar este método alternativo, devería mudar a variavél slasharguments na secão Sistema Operacional de Administração >> Configuração >> Variavéis. Se o fez, devería poder acessar aos arquivos carregados.

Quando visito a página de administração, diz-se que deixe o dirroot em branco

Se vê erros como este:

Please fix your settings in config.php: You have: $CFG->dirroot = "/home/users/fred/public_html/moodle"; but it should be: $CFG->dirroot = "";

você tem encontrado um pequeno erro que acorre em alguns servidores. Este problema tem que ver com o mecanismo de comprovação de erros, não com a sua path. Para que possa solventá-lo, procure a linha 66 no arquivo admin/index.php:

if ($dirroot != $CFG->dirroot) {

e troquê-la por:

if (!empty($dirroot) and $dirroot != $CFG->dirroot) {

Quando consigo agregar um recurso, recebo mensagens de erro

Assumindo que você usa Apache, é muito probavél que o ajuste deconfig.php em $CFG->wwwroot seja diferente da URL real que utiliza para acessar ao sítio. Tente assim mesmo desativar a variável secureforms na seção de segurança de Administração >> Configuração >> Variavéis.

Por que todas minhas páginas estão em branco?

Verifique a variável dirroot em config.php. Deve usar nomes de path completas e absolutas, e.g.

$CFG->dirroot = "d:\inetpub\sites\www.misitio.com\web\moodle";

Outra razão poderia ser que PHP não tenha sido configurado para admitir MySQL, o que é comum em instalações Redhat e OpenBSD. Em este caso, se produz um error, mas dado que as visualizações de erro com freqüencia estão desabilitadas por defeito, todo o que vê no navegador é uma página em branco.

Para ativar a visualização de erros PHP na janela, ative estas linhas em seu arquivo php.ini e reinicie seu servidor web, carregando a página web de novo para ver se visualiza algum erro:

display_errors = On
display_startup_errors = On

Para determinar se o suporte de MySQL é seu problema insira isto na segunda linha de seu arquivo config.php:

phpinfo();

e a continuação tente carregar a página web. Examine cuidadosamente a saída para ver se admite MySQL. Se não for assim, busque o pacote faltante.

Por que uma página específica aparece em branco ou incompleta?

Confire os arquivos de log de seu servidor web!

Se uma página especifíca aparece em branco ou incompleta (não mostra o pé de página), antes de fazer algo consulte os logs de erro de seu servidor web (ou onde seja que sua configuração de PHP esteja enviando as mensagens de erro).

Pode-se configurar PHP para guardar os logs de erro de várias formas diferentes. Os ajustes asociados se guardam no arquivo php.ini do servidor. Se não sabe qual é a localização deste arquivo em seu servidor, edite seu arquivo config.php de Moodle e some o seguinte na segunda linha do mesmo:

phpinfo();

e depóis recarregue a página de novo. Procure a entradinha entitulada Configuration File (php.ini) Path.

Uma vez que tenha localizado seu arquivo php.ini, carregá-lo em teu editor preferido. Busque a seção entitulada Error handling and logging. Assegure-se de que tanto display_errors = On como log_errors = On estão presentes e não estão desabilitados com comentários. Confira qual é o valor de error_log -isto lhe indica a localização do arquivo onde se enviam os erros-. Se está desabilitado com comentários, então os erros serão enviados ao arquivo de log de erros do servidor web. Lembre que se faz algum tipo de mudanças em este arquivo é necessário que reinicie o servidor web (em caso de dúvida pode reiniciar o servidor completo, embora não seja necessário).

Se está usando uma versão 1.8 ou superior, ou anterior não é suficiente. Em essa versão se modificam os parâmetros de registro de erros em função dos ajustes que se tenham indicado na página de administração das opcões de depuração. Por isso é necessário somar ao final do arquivo config.php, justo antes da última linha (a que contém '?>' unicamente) o seguinte:

ini_set ('display_errors', 'on');
ini_set ('log_errors', 'on');
ini_set ('display_startup_errors', 'on');


Uma vez tenha certeza que o registro de erros funciona, reproduça o erro (tente carregar a página que não fucionava). Imediatamente verifique as últimas linhas do arquivo de log de erros. Com sorte verá um ou vários mensagens de erro de PHP até o final do arquivo. Isto pode resolver seu problema diretamente ou fará que seja mais fácil diagnosticar o problema nos foros de Moodle (o mais probavél é que lhe peçam esta informação para poder ajudar-lhe a resolver o problema). nl: Installatie FAQ ru: Установка FAQ