FAQ Decissão

From MoodleDocs
Revision as of 12:43, 29 July 2008 by Viveca Lemos (talk | contribs) (→‎¿O que é um ''Partner'' de Moodle?)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Respostas a perguntas freqüentes sobre Moodle realizadas por pessoas que dizem que Moodle é apropriado para eles.

O que é Moodle?

Por favor, leia Sobre o Moodle.

O que precisa para executar Moodle?

Se quer testar Moodle, pode, de forma simples, instalá-lo num computador com Windows (em inglês) ou num Mac.

Se quer trabalhar com Moodle como um serviço estável para uma escola, colégio, negócio... deveria investir num servidor dedicado (normalmente um computador com Linux). Moodle funciona em diverdas plataformas, sendo as mais comuns Linux com Apache, MySQL e PHP. Por favor, veja a instalação de Moodle para mais informação.

Não compreendo esta tecnologia... Como posso utilizar Moodle?

Qualquer organização com mais de poucos computadores com certeza conta com um suporte técnico que sabe sobre a tecnologia de Moodle (é simplesmente Apache + PHP + MySQL). Se não é uma organizão suficientemente grande, muitos provedores de internet incluem, de forma opcional, a instalação de Moodle em seus servidores. Normalmente esta opção vem no pacote chamado Fantastico. Contate a seus provedores para mais informação.

É Moodle complicado?

Moodle é realmente potente, e com o poder chega o complexo. Aliás, está desenhado para ser de uso simples para professores, tutores e treinadores, assim como para os técnicos que o instalarão, e administradores que darão a mantenção. Existe um grande número de opções e ajustes, mas o começo é realmente fácil se não sente medo de descubrir por si mesmo ou se dispõe de alguma formação proporcionada por algum dos Partners de Moodle ou por outra pessoa que conheça Moodle com detalle.

É Moodle para professores ou para administradores?

Moodle é um sistema de administração / aprendizagem (Learning/Course Management Systems -LMS/CMS-) que ajuda a indivíduos, grupos, escolas, institucões, negócios, e inclusive conselhos educativos e distritos escolares, em administrar cursos para qualquer um envolvido no ensino. A duração dos cursos pode abranger desde 5 minutos até 5 anos, desde uma a 500 (o mais) pessoas, e para cualquier tipo de aluno, desde aducação primária até estudos superiores. Os cursos gerados desde Moodle são adequados para qualquier propósito, desde a criação de grupos de discussão até o desenvolvimento profissional, e até o ensino tradicional.

Por que deveriamos confiar o nosso trabalho corporativo num pacote de software livre?

Quase o 70% dos sítios web funcionam com Apache, o qual é um webserver livre. Moodle é código aberto e, entretanto esta FAQ não é o lugar correto para discutir sobre o software de código aberto, uma pesquisa rápida em Google sobre a disponibilidade de produtos de código aberto deveria dar mais informação. Outros exemplos de uso amplo de código aberto inclui Linux, Sendmail e diversos pacotes que talvez você utiliza, mas não o sabe.

Como pode Moodle ser gratuito?

Moodle.org é mantido por doacões, trabalhos de consultoria para clientes que necesitam melhoras específicas e estã dispostos a pagar por elas e por regalias, etc. dadas por Partners de Moodle.

O que é um Partner de Moodle?

Os Partners (sócios) de Moodle são firmas dispersas por todo o mundo que tem sido certificadas para oferecer serviços de qualidade relacionados con Moodle. Por favor, visite moodle.com para obter mais detalhes.

Quantas pessoas estão utilizando Moodle?

Como Moodle é um programa de livre distribuição e uso, não existe uma forma simples de contar o número de "clientes" devido a que qualquer pessoa pode usá-lo sem que deixe um registro. Entretanto, por favor veja Estatísticas de Moodle. Há um número de grandes Instalações de Moodle, que suportam milhares de usuários.

Como sabemos que Moodle permanecerá no futuro?

Moodle tem uma forte base de instalações (o número de organizações e pessoas utilizando Moodle), portanto há muitas organizações e indivíduos que tem interese de que Moodle perdure.

Moodle tem una grande número de fortaleças claves que, combinadas, asseguram sua continunidade e sucesso:

  • Uma estrutura corporativa que coordena os desenvolvimentos, as finanças... Esta entidade (Moodle Pty Ltd) emprega à equipe principal incluindo ao Fundador e Desarrollador Principal, Martin Dougiamas. Embora a perda de qualquer membro da equipe seria uma má notícia para Moddle, esta estrutura corporativa garante que a organização permanecerá intata e funcional.
  • Partners (sócios) de Moodle: A crescente rede mundial de Partners de Moddle oferece serviços comerciais de suporte que ajudam a manter aos usuários de Moodle. De forma importante, os Partners de Moodle contribuem economicamente para o desenvolvimento de Moodle e nos aspectos organizativos de Moodle Pty Ltd.
  • A Comunidade Moodle: A última na lista, mas não é menos que outras. A Comunidade de Moodle, misturada com as dois claves anteriores, supõe uma poderosa fuerça por si mesma, ajudando a manter o momentum e longa vida de Moodle.