FAQ Administração

From MoodleDocs
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Mudando o texto em Moodle

Os textos podem se mudar se os arquivos de língua são editados, através de: Administração >> Configuração >> Língua.

Por favor, olhe que os arquivos de língua são sobreecritos por novas versões quando realiza uma atualização (upgrade). Para evitá-lo, você pode criar seu próprio pacote de línguas ao copiar os conteúdos da pasta de línguas numa nova, transfomando a última na pasta por defeito de seu sítio.

Como mudo a ortografia da palavra em inglês "enrol" a "enroll"?

Simplesmente instale o pacote de língua em inglês americano (en_us), e seleccione para que seja a língua predeterminada para o sítio.

Como fazer para que a página inicial de meu sítio de Moodle se pareça à moodle.org?

Por favor, veja o tema como-fazer: Desenho da página principal de moodle.org para ver os detalhes completos.

Como funcionam os limites quando subo arquivos

Para estabelecer o tamanho máximo dos arquivos que queremos subir a Moodle temos que fazer algumas mudanças no seguintes sítios, cada um limita o seguinte:

1. Primeiramente en Apache 2 (especialmente com RedHat o valor por defeito es muito baixo, tem que editar os arquivos /etc/httpd/conf/httpd.conf e/ou /etc/httpd/conf.d/php.conf para configurar, em bytes, o tamanho máximo para envio. Para isso, tem que localizar a linha seguinte e colocar-lhe esse valor, equivalente a 10MB (em outros sistemas operacionais os arquivos indicados podem ter outras localizacões):

LimitRequestBody 10485760

(com isto o limite de Apache é de até 10MB)

2. Em PHP precisa definir o limite outra vez (igual o inferior ao limite superior). Para isto, deve editar o arquivo php.ini (ou também pode existir no arquivo httpd.conf de Apache e nos .htaccess, tendo as últimas preferência sobre o php.ini) e escreva:

php_value upload_max_filesize 50000000
php_value post_max_size 50000000

(com isto PHP tem um limite de até 5MB, aproximadamente).

Para converter Bytes em Megabytes podemos usar este conversor

Lembre que deve reiniciar o servidor para que as modificacões feitas tenham efeitos.

3. Em Moodle, em Administração >> Configuração >> Variáveis, na variável maxbytes indicamos o que vai aceitar de nosso sítio Moodle.

4. Em cada curso de Moodle, os professores podem especificar também um valor máximo no tamanho de arquivo na configuraçã do curso.

5. Finalmente, algumas atividades, como Fóruns e Tarefas, permitem colocar outro valor diferente (inferior ao punto superior) e que pode se configurar na criação ou edição desta atividade.


Ver tambiém

Como mudar o tamanho para subir arquivos num host local Windows

Num host local (utilizando o Pacotes para Instalaçión Completa num computador) para 1.6 é fácil mudar o tamanho de arquivo que podem se subir numa valor maior que 16M. Aqui tem um exemplo de mudar o tamanho máximo a 100M.

  • Procure ../Apache/bin/php.ini e abra com WordPad, fazendo clic-direito -> Abrir Com -> logo selecionar WordPad.
  • Neste arquivo realize uma pesquisa em _max_ para encontrar
    • upload_max_filesize = 16M
  • Mude esta linha a
    • upload_max_filesize = 100M
  • No mesmo jeito, encontre
    • post_max_size = 16M
  • Mude esta linha a
    • post_max_size = 100M
  • Salve o arquivo.

Apóis qualquer modifiçao oa arquivo php.ini é necessário reiniciar Apache. Então reinicie xampp e olhe o host local. Você deve verificar que o tamanho do arquivo na Configuração é agora de 100M.

Veja tambiém

  • Instruções numa sessão posterior de "Como mudar o tempo máximo de execução"

Como mudar o tempo máximo de execução

Um efeito de acrescentar o limite de arquivos que podem se subir, é que os scripts php podem executar mais do limite fixado (300 segundos / 5 minutos). Para modificar isto, procure max_execution_time em php.ini e mude por:

max_execution_time = 600

Se está usando Apache e tem um archivo .htaccess para modificar a configuração de php, adicione esta linha a seu arquivo .htaccess

php_value max_execution_time 600

Reinicie seu servidor web para que as modificacões tenham efeito, e confira se os valores têm mudado vendo a saída de seu phpinfo na página de moodle Administração ► Miscelânea ► Ambiente. Nota do tradutor: Na versão 1.7 está em Administração ► Servidor ► Informação PHP

Tenho esquecido a senha de administrador

Primeiro tente recuperá-la com o botão "Enviar meus dados por email". Se não funciona, terá que acessar à base de dados utilizando MySQL admin. As senhas de todos os usuários, incluindo de administardor, armazenam-se codificadas na tabela mdl_user. Copie a senha de convidado (guest) na senha do administrador e entre no sistema.

Outras solucões são detalhadas nos fóruns (em inglês) change admin's password y login/password.

Minha tabela de registros tem sumido - No logs found!

A causa mais comum é que a tabela mdl_log esteja corrompida. Pode ser consertada utilizando MySQL Admin como segue:

Faça clic na janela SQL, logo em "Run SQL query/queries on database moodle" tipo de campo REPAIR TABLE mdl_log e faça clic no quadro "Go".

Vínculos externos

As modificações que faço na folha de estilos não tem efeito

Os navegadores armazenam em caché as folhas de estilo, e portanto será necessário recarregar a página (CTRL + F5) para que apareçam as modificações.

Escalas de todo o sítio

Para adicionar uma escala a todo o sítio, disponível para todos, siga o vínculo de Escalas em qualquer bloco de Administração. Adicinar uma nova escala, logo use a seta abaixo para mover a escala desde personalizadas a estándar.

A inscrição dos utilizadores está a ser anulada sem motivo

A anulação da inscrição pode acontecer por alguma das razões seguintes:

  • A variável longtimenosee em Administração >> Configuração >> Variables que especifica o limite de tempo a partir do qual, se o utilizador não entrar no sítio, as sua inscrição nas disciplinas será anulada.
  • A variável Enrolment duration dentro de Course settings que faz com que os alunos sejam retirados da disciplina, quando terminar o praço de inscrição na disciplina.

Por que aparece [[cadenas não encontradas]]?

Os colchetes ao redor de um texto indicam que as cadenas de texto não foram encontradas na língua que está usando. Por favor, confira se tem cadenas não encontradas, e nesse caso atualize os pacotes de língua locais em Administração >> Configuração >> Língua.

Cadenas de língua para módulos e plugins não-estândar são geralmente salvados numa pasta lang dentro da pasta do mesmo módulo ou plugin. Para sítios que tenham migrado a UTF-8, pode ser necessário renomear a pasta, por exemplo deve ser renomeada a en_utf8

Como encontro a versão de Moodle que está atualmente instalada?

Veja este documento em Versão de Moodle.