Autoinscrição

From MoodleDocs

Template:Inscrição

Nota: Se você deseja que seus alunos criem contas em seu site e tenham acesso aos seus cursos, primeiro você precisa habilitar o auto-cadastro por e-mail para que eles possam criar contas e, em seguida, habilitar a "autoinscrição" em seu curso(s) para que eles possam se inscrever. Essas são duas etapas separadas.


A autoinscrição é o método pelo qual os usuários podem optar por se inscrever em um curso, seja imediatamente clicando em "Inscrever-me neste curso" ou digitando uma chave de inscrição que receberam. O plugin de inscrição precisa ser habilitado pelo administrador do site em Plugins de inscrição e deve ser habilitado no curso. O plugin de inscrição manual também deve ser habilitado no mesmo curso.

Habilitando a autoinscrição em um curso

https://youtu.be/s_CMgdbnxP8

1. Em seu curso, clique no link Participantes na gaveta de navegação (ou, para temas não relacionados ao Boost, clique em Usuários no bloco de administração do curso)

2. Clique no ícone de roda dentada/engrenagem e clique em Métodos de inscrição (ou para temas que não sejam do Boost, expanda o link Usuários e clique em Métodos de inscrição)

BoostEnrolmentMethods pt br.png

3. Abra o ícone "olho" ao lado do método de autoinscrição:

OpenSelfEnrolment pt br.png

Adicionando uma chave de inscrição a um curso

Se você deseja que apenas um determinado grupo de usuários se autoinscreva (e não qualquer um), você pode definir uma chave de registro que poderá ser usada quando acessarem a tela de autoinscrição. Consulte a seção 1 da chave de inscrição para saber como fazer isso.

Adicionando uma chave de inscrição de grupo a um curso

Se você deseja que seus usuários se inscrevam diretamente em um grupo do curso, você pode definir uma chave de inscrição de grupo que poderá ser usada pelos usuários quando acessarem a tela de autoinscrição. Consulte a seção 2 da chave de inscrição para saber como fazer isso.

As seguintes configurações podem ser alteradas clicando no ícone de edição (engrenagem) à direita da opção de autoinscrição em Participantes>Engrenagem (canto direito de participantes)>Métodos de inscrição>autoinscrição":

Keygroups pt br.png

Configurando o período de inscrição

Marque a caixa "habilitar" à direita do Período de inscrição e escolha as datas.

Duração da inscrição

Defina por quanto tempo uma inscrição de usuário é válida, começando com o momento em que o próprio usuário se inscreve. Se desativado, a duração da inscrição será ilimitada.

Notificando usuários quando sua inscrição expira

Também é possível que alunos e/ou professores sejam notificados quando as inscrições expiram, selecionando "Inscrever apenas" ou "Inscrever e usuário inscrito" na lista suspensa "Notificar antes que a inscrição expire" e um tempo em "Limite de notificação".

Se houver mais de um usuário com a função de professor, a notificação será enviada apenas para o primeiro usuário a ser atribuído a função de professor (ou outro usuário com a capacidade de gerenciar a autoinscrição).

Configurações para notificar os usuários antes que a inscrição expire.

Editando períodos de inscrição individuais

É possível editar a data e hora da inscrição de um indivíduo no link "Participantes" clicando no ícone de engrenagem do usuário em questão (ou Administração>Administração do curso>Usuários>Usuários inscritos, clicando no ícone de edição na coluna de métodos de inscrição do usuário em questão). Isso abre uma tela onde a data e a hora podem ser modificadas.

Clique no ícone de engrenagem na coluna de Estado para o uso
Modificando a data e hora

Cancelando a inscrição de alunos inativos no curso

Escolha no menu suspenso à direita de "Cancelar inscrição de usuário inativo"

Decidindo o número máximo de usuários em seu curso

Digite o número máximo de usuários que deseja em seu curso em "Máximo de usuários inscritos". Quando esse limite for atingido, ninguém poderá se inscrever. Se você deixar o número 0, não haverá número máximo.

Permitindo que apenas membros de coorte se autoinscrevam

Se você tiver coortes configurados, poderá restringir a autoinscrição a coortes particulares selecionando o nome do coorte na caixa suspensa. Um membro do coorte pode se autoinscrever normalmente; enquanto um não membro recebe uma mensagem informando que ele não pode se inscrever.

Restringindo a autoinscrição a membros de um determinado coorte
Mensagem vista por um usuário que não faz parte de um coorte que está tentando se inscrever

Enviando uma mensagem de boas-vindas a novos usuários

Se ativado, os usuários recebem a seguinte mensagem por e-mail quando se inscrevem em um curso:

Bem-vindo ao {Nome do curso}

Se ainda não o fez, deve editar a página do seu perfil para que possamos saber mais sobre você: {link para a página de perfil}

Se quiser enviar uma mensagem diferente, basta digitá-la na caixa de texto de mensagem de boas-vindas personalizada.

Os seguintes marcadores de posição podem ser incluídos na mensagem:

Nome do curso {$a->coursename} Link para a página de perfil {$a->profileurl} Email do usuário {$a->email} Nome completo do usuário {$a->fullname}

A mensagem de boas-vindas pode ser enviada do contato do curso, do Keyholder ou do endereço padrão sem resposta. Se o contato do curso for escolhido e houver mais de um usuário com a função, a mensagem de boas-vindas será enviada do primeiro usuário a ser atribuído à função de contato do curso.

Nota: Um administrador pode personalizar a mensagem para todo o site editando a string de idioma welcomecometocoursetext. Veja Personalização de idioma para mais detalhes. No entanto, se a string de idioma welcometocoursetext for usada, apenas os marcadores de posição coursename e profileurl podem ser usados.

Configurações de administrador

O plugin de autoinscrição pode ser habilitado ou desabilitado em todo o site em Administração do site>Plugins>Inscrições>Gerenciar plugins de inscrição

Configurações compartilhadas para todos os cursos

A página Administração do site>Plugins>Inscrições>Autoinscrição. Contém opções para os padrões que o administrador pode definir:

  • Exigir chave de inscrição - se esta caixa estiver marcada, todos os cursos com autoinscrição habilitada precisarão ter uma chave de inscrição. A configuração não será salva até que o professor adicione uma chave - algo a ter em conta, pois isso pode causar confusão :)
  • Usar política de senha - marque esta caixa se quiser que as chaves de inscrição definidas pelos professores sigam a política de senha do site.
  • Exibir dica - marque esta caixa se você estiver preparado para permitir que a primeira letra de uma chave seja fornecida como uma "dica"
  • Ação ao término da inscrição - especifica o que acontece quando as inscrições do usuário atingem a data de expiração. Observe que a opção "Cancelar inscrição do usuário do curso" elimina notas, associações de grupo, preferências e outros dados relacionados ao usuário dos cursos.
  • Hora para enviar notificações de expiração de inscrição - especifique a hora para enviar notificações de expiração.

Configurações de inscrição padrão em novos cursos

Eles podem ser definidos em Administração do site>Plugins>Inscrições>Autoinscrição, mas os professores em cursos individuais podem alterá-los para atender às suas necessidades:

  • Adicionar instância a novos cursos - se o administrador selecionar isso, qualquer novo curso criado incluirá o plugin de autoinscrição
  • Permitir novas inscrições - se estiver habilitado, os usuários, por padrão, podem se inscrever em um curso.
  • Usar chaves de inscrição de grupo - a configuração das chaves de inscrição em grupo em um curso será definida como "sim" por padrão
  • Atribuição de papel padrão - normalmente, quando os usuários se auto-inscrevem, eles têm o papel de aluno. Se necessário, esse papel pode ser alterada por padrão aqui - por exemplo - se o seu Moodle tiver um papel dedicada que você deseja usar.
  • Duração da inscrição - define a duração da inscrição padrão para novos cursos (mas, novamente, pode ser alterada pelo professor do curso).
  • Notificar Antes da inscrição expirar - especifica se o professor ou, opcionalmente, os alunos devem ser notificados antes do vencimento.
  • Limite de notificação - especifique quantos dias os usuários devem ser notificados antes da expiração da inscrição.
  • Cancelar inscrição de usuários inativo - define o tempo padrão após o qual o aluno será removido da matrícula se não tiver acessado os cursos. (Os professores podem mudar isso)
  • Máximo de usuários inscritos - adicionar um número aqui especificará o número máximo de usuários que podem se inscrever em novos cursos. Os professores do curso podem mudar isso. Se for deixado em 0, não haverá máximo.
  • Enviar mensagem de boas-vindas ao curso - se esta caixa estiver marcada, os usuários recém-inscritos receberão uma mensagem de boas-vindas por padrão.

Opções de método de autoinscrição

Um curso pode conter vários métodos de autoinscrição. O usuário pode ser inscrito apenas uma vez em cada instância.

  • Nome personalizado da instância - especifique o nome do método de inscrição personalizado.
  • Permitir inscrições existentes - se desabilitado, todos os usuários inscritos por meio deste plugin não poderão acessar o curso.
  • Permitir novas inscrições - desative se não quiser permitir que os alunos se auto-inscrevam no futuro.
  • Chave de inscrição - especifique a chave necessária para a inscrição.
  • Use chaves de inscrição de grupo - opcionalmente, use as chaves de grupo para inscrição também.
  • Papel atribuída padrão - especifique o papel a ser atribuída aos usuários durante a inscrição; isso pode ser alterado manualmente após a inscrição.
  • Duração da inscrição - especifique a duração da inscrição; isso pode ser feito manualmente após a inscrição do usuário.
  • Notificar antes da inscrição expirar - especifica se o professor ou, opcionalmente, os alunos devem ser notificados antes do vencimento.
  • Limite de notificação - especifique quantos dias os usuários devem ser notificados antes da expiração da inscrição.
  • Cancelar inscrição de usuário inativo - especificar o tempo após o qual o aluno será removido da matrícula se não tiver acessado os cursos.
  • Máximo de usuários inscritos - adicionar um número aqui especificará o número máximo de usuários que podem se inscrever neste curso.
  • Apenas membros da coorte - opcionalmente, restrinja este método de inscrição a membros da coorte especificada.
  • Enviar mensagem de boas-vindas ao curso - se esta caixa estiver marcada, os usuários recém-inscritos receberão uma mensagem de boas-vindas por padrão.
  • Mensagem de boas-vindas padrão - especifique a mensagem personalizada, se necessário.

Permissões de autoinscrição