MoodleDocs:Procurando

From MoodleDocs
Revision as of 22:31, 10 October 2008 by maria auxiliadora rodrigues cortes (talk | contribs) (Nova página: REFLEXÕES DE LEITURAS FEITAS EM RELAÇÃO AOS TEMAS DO 1º MÓDULO PARA OS COLEGAS E TUTORES LEREM, DICUTIREM E EMITIR OPINIÕES. IMPOSSÍVEL PRODUZIR MUDANÇAS SE AS INSTITUIÇ...)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
 REFLEXÕES DE LEITURAS FEITAS EM RELAÇÃO AOS TEMAS DO 1º MÓDULO PARA OS COLEGAS E TUTORES LEREM, DICUTIREM E EMITIR OPINIÕES. 

IMPOSSÍVEL PRODUZIR MUDANÇAS SE AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO GOVERNAMENTAIS, PRIVADAS OU NÃO GOVERNAMENTAIS, NÃO ESTIVEREM SUFICIENTEMENTE PREPARADAS PARA ADOTAR PROCESSOS E PROCEDIMENTOS GERENCIAIS E ORGANIZACIONAIS CAPAZES DE INCORPORAR, EM SUA ESTRUTURA FUNCIONAL, AS NOÇÕES EPISTMOLÓGICAS E AS PRÁTICAS OPERATIVAS RELACIONADAS AOS DIREITOS HUMANOS. PARA QUE ESSES FUNDAMENTOS OBJETIVOS/SUBJETIVOS (NOÇÕES E PRÁTICAS) SOBRE DIREITOS HUMANOS SE TRANSFORMEM EM COMPONENTES ENDÓGENOS ÀS INSTITUIÇÕES, É PRECISO QUE ESTAS DISPONHAM DE INSTRUMENTOS DE TRABALHO ADEQUADOS À IDÉIA DE SE FAZER EDUCAÇÃO NÃO SOMENTE COMO MERA TRANSMISSÃO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS, COM VISTAS À PREPARAÇÃO DAS PESSOAS PARA O MERCADO DE TRABALHO, MAS UMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA, PARA A PROMOÇÃO E O CULTIVO DE VALORES RECONHECIDOS, COMO O RESPEITO À DIVERSIDADE, A TOLERÂNCIA ATIVA, A SOLIDARIEDADE, A JUSTIÇA E A DIGNIDADE. VALORES QUE PERMITEM À PESSOA CONSTRUIR-SE COMO SUJEITO DE SENTIMENTOS, DE DIREITOS E DEVERES. pROFESSORES E GESTORES ESCOLARES ASSUMINDO RESPONSABILIDADES E , SOBRETUDO, ACREDITANDO INTENSAMENTE NA POSSIBILIDADE DE DESPERTAR O HUMANO NA VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXPOSTOS ÀS CONDIÇÕES DE VIOLÊNCIA. SE DE UM LADO A ESCOLA NÃO TEM GOVERABILIDADE SOBRE OS ASPECTOS ECONÔMICOS GERADORES DE MISÉRIA E ABANDONO, POR OUTRO TEM PODER PARA ELEVAR A CONSCIENTIZAÇÃO DAS COMUNIDADES E DOS ALUNOS SOBRE SEUS DIREITOS E DEVERES, SOBRE AS POSSIBILIDADES DE REAÇÃO ÀS DESIGUALDADES E SOBRE OS AUTORITARISMOS E AS FORMAS INDIGNAS DE VIVER. A ESCOLA PODE, TAMBÉM, CONSTRUIR AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA EMBASADOS NA ALEGRIA, NA PARTICIPAÇÃO, NO RESPEITO E NA COMUNICAÇÃO AFETUOSA.