mod/assignment/view: Difference between revisions

From MoodleDocs
No edit summary
 
mNo edit summary
 
Line 1: Line 1:
    Meu nome é Elizabete Lima Bandeira, moro na cidade de Santa Quitéria, no estado do Ceará.
 
      Fundada em 27 de agosto de 1856, com 43.781 habitantes, com uma área de 4.260,681 km², possui o IDH de 0,642 e o PIB de R$ 98.470.899,00. A economia baseia-se no extrativismo mineral (granito, fosfato e urânio), comércio e agropecuária.
    O município de Santa Quitéria já foi considerado, em tempos remotos, o maior município do estado do Ceará. Vários municípios foram criados em sua vizinhança, em detrimento de sua área territorial.
Em 1929 perdeu o distrito de Riacho Guimarães para ser fundado o município de Cariré. Riacho Guimarães é chamado hoje de Groairas.
Em 1951 perdeu parte de suas terras situadas nas Serra das Matas para fazer parte do município de Monsenhor Tabosa. Em 1957 foi a vez do então distrito de Hidrolândia se emancipar e em 1990 o distrito de Senador Catunda também se tornou independente.
No ano de 1823 o povoado é elevado a freguesia,unida a capela de Santa Quitéria (vide.Cap.Paroquial de Santa Quitéria),e foi decretado a igreja-matriz da vila, e as capelas filiais da Barra do Macaco e do riacho dos Guimarães, a primeira no povoado cabeça do distrito do mesmo nome, e a segunda num pequeno arraial distante da vila 90 quilômetros ao nordeste” .
    Segundo o Historiador Antônio Bezerra, que visitou Santa Quitéria em 1884, nessa época a Vila contava com aproximadamente 120 casas, o mercado estava em construção, assim como o prédio onde funciona hoje a Câmara Municipal e a Cadeia Pública, o prédio da Câmara Municipal foi inaugurado em 1888. Contam que antes de o mercado ser construído as feiras aconteciam na praça da Matriz. Era ali que comerciantes armavam suas barracas e as pessoas, principalmente da zona rural, vinham vender seus produtos e fazer suas compras. Em 1884: “Assentada sobre a margem ocidental do rio Jacurutu, numa planície em forma de ângulo que descreve o rio deste lado, conta a vila de Santa Quitéria umas 120 casas distribuídas na larga praça, em cujo centro se acha a igreja-matriz, em três ruas, das quais a melhor e bem edificada corre a esquerda do templo em rumo de sul a norte, e ainda em outras com largos intervalos em sentido contrário atravessando estas. Há aqui alguns prédios excelentes, construídos ao gosto moderno: portas altas e frentes terminadas em cimalha. Um edifício elegante que se vê ao lado oriental da praça, destinado a servir para a câmara municipal, está abandonado e tem necessariamente de cair à falta de um pequeno auxílio dos cofres provinciais, visto como faltando-lhe a coberta, as chuvas têm estragado as cadeiras do andar superior e ameaçam as paredes.
    Costumamos dizer que as pessoas que aqui chegam e bebem a água do Rio Jacurutu, jamais deixam esta terra.

Latest revision as of 14:31, 11 April 2008