Gerenciar papéis

From MoodleDocs

Template:Papéis

O gerenciamento dos recursos gerais de papel pode ser feito por um administrador usando Administração > Administração do site > Usuários > Permissões > Definir papéis. Este é o local para adicionar papéis personalizados ou modificar papéis existentes. A guia "Gerenciar papéis" permite que o administrador do sistema edite qualquer um dos mais de 350 recursos diferentes associados a qualquer papel. As opções "Permitir atribuições de papel", "Permitir sobreposição de papel" e "Permitir troca de papel" contêm uma matriz que permite que um papel específico funcione com outros papéis específicos.

Gerenciar papéis

Allowroletoview pt br.png

Para editar um papel:

  1. Vá em "Administração do site -> Usuários -> Permissões -> Definir papéis";
  2. Clique no ícone de edição (engrenagem) ao lado do papel que deseja editar. Por exemplo, "estudante";
  3. Na página de edição do papel, altere as permissões conforme necessário para cada recurso;
  4. Role até o final da página e clique no botão "Salvar alterações".

Consulte Criando papéis personalizados para obter informações sobre como adicionar um novo papel e criar um papel duplicado.

Localização do nome do papel

Se um nome ou descrição de papel padrão estiver vazio, o Moodle usa uma string padrão do pacote de idioma atual. Os papéis personalizados podem ser personalizados usando a sintaxe multilang.

Você também pode substituir os nomes dos papéis separadamente em cada curso.

Reconfigurando um papel

Para reconfigurar um papel de volta para as permissões padrão:

  1. Vá em "Administração do site -> Usuários -> Permissões -> Definir papéis";
  2. Clique no nome do papel desejado, por exemplo "estudante";
  3. Clique no botão "Reconfigurar".


Observe que, se você tiver alunos que receberam permissões extras nos níveis de curso e/ou atividade (como classificações do fórum), eles não poderão mais fazer isso depois que o papel for redefinido para o padrão. Um professor precisaria voltar e configurar essas permissões extras nos níveis do curso/atividade novamente.

Permitir atribuição de papel

A guia "Permitir atribuições de papel" permite (ou não permite) que um papel específico possa atribuir papéis específicos a um usuário.

Permitindo que professores atribuam outros professores

Por padrão, os professores só podem atribuir a outros usuários os papéis de professores não editores, alunos e convidados. Se você quiser que os professores possam atribuir outros professores em seu curso, você pode permitir a atribuição de papel:

  1. Vá em "Administração do site -> Usuários -> Permissões -> Definir papéis";
  2. Clique na aba Permitir atribuição de papel;
  3. Clique na caixa de seleção onde a linha e a coluna do professor se cruzam;
  4. Clique no botão "Salvar mudanças".

Permitir sobreposição de papel

A guia "Permitir sobreposição de papel" permite (ou não permite) que um papel específico possa substituir papéis específicos de um usuário. Por exemplo, pode permitir que um papel de professor substitua o papel de um aluno por um papel de professor não-editor.

Observe: as configurações se aplicam apenas a papéis que têm os recursos moodle/role:override ou moodle/role:safeoverride permitidos.

Permitir troca de papéis

A guia "Permitir trocas de papéis" permite (ou não permite) que um papel específico possa alterar temporariamente seu papel para outro papel específico. Por exemplo, isso pode permitir que os usuários atribuídos a um papel personalizado em um curso vejam "Aluno" na lista Configurações > Alternar papel.

Observe: o papel selecionado também deve ter o recurso moodle/role:switchroles para poder alternar.

Permitir papel para ver

Essa configuração permite que o administrador decida por quais papéis os usuários podem ver, pesquisar e filtrar, de acordo com seu papel existente.

Permissões de papéis